segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dilma faz gol de pênalti e inaugura Arena PE, em tabelinha com Campos

Um jogo extra-oficial entre operários inaugurou, nesta segunda-feira (20), a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, estádio que vai sediar jogos das copas das Confederações, em junho deste ano, e do Mundo, em 2014.

 A solenidade contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, que deu o pontapé na bola e segurou bandeiras dos três principais times do estado, Santa Cruz, Sport e Náutico. "A Arena é linda.
O que mais me impressionou é que lá fora está um calorzão e aqui dentro está fresquinho, é como se tivesse um ar-condicionado natural", disse. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, também participaram da solenidade. O ministro, inclusive, tirou o blazer para servir de goleiro em pênalti convertido por Dilma, que recebeu a bola depois de um "passe" de Campos. Também integravam a comitiva da presidente o ministro Fernando Bezerra Coelho (da Integração Nacional), Renan Calheiros, presidente do Senado, o senador Humberto Costa (PT) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, entre outras autoridades.
Após o gol de pênalti, Dilma recebeu da torcida a bandeira do Santa Cruz, tricampeão pernambucano deste ano. Quando se dirigia para as cadeiras, onde assistiu a parte do jogo entre os operários que trabalharam na construção da Arena PE, Dilma recebeu a bandeira do Sport e uma camiseta do Náutico. Ela também posou para fotos com os trabalhadores, experimentou as cadeiras do banco de reservas, além de conhecer as instalações internas do estádio.

Dilma na Arena Pernambuco (Foto: Luna Markman / G1)Depois de receber passe do governador, Dilma fez gol de pênalti na Arena PE (Foto: Luna Markman / G1)
A

Arena Pernambuco foi o último estádio a ser inaugurado entre os que sediarão a Copa das Confederações. A data marcada era o último dia 14, mas foi remarcada em função da agenda presidencial. A previsão inicial de entrega era no final deste ano, mas com a confirmação de que Recife receberia a competição, em novembro do ano passado, as obras foram aceleradas, com três turnos diários de trabalho, mesmo nos finais de semana.


A construção do estádio, que tem 46 mil lugares, foi acompanhada com certa preocupação pela Fifa, pois o andamento da obra sofreu contratempos, como seguidas greves operárias. O custo parcial está estimado em R$ 532 milhões, com construção estabelecida através de parceira público-privada. Os tribunais Federal e Estadual de Contas não constataram irregularidades consideradas graves nas obras, ou seja, capazes de impedir a probidade e finalidade do financiamento dos projetos nem desvios à norma contratual ou legal suficientes para bloquear a liberação da verba.

Dilma na Arena Pernambuco (Foto: Luna Markman / G1)Dilma e operários da Arena PE (Foto: Luna Markman / G1)
A inauguração foi marcada pelo pontapé dado por Dilma no gramado, repetindo ato das inaugurações dos estádios Mané Garrincha (Brasília), Fonte Nova (Salvador), Castelão (Fortaleza) e Mineirão (Belo Horizonte), que também sediarão jogos da Fifa. O evento contou com convidados muito especiais. Cerca de cinco mil operários que trabalharam para erguer o estádio puderam levar familiares e amigos para conhecer o resultado de um trabalho suado, iniciado em outubro de 2010.

Michel Nascimento trabalhou um ano e três meses na Arena, logo no início da obra, montando andaimes, necessários para erguer paredes e pré-moldados. Natural de São Paulo, mora desde criança em São Lourenço e nunca imaginou que a cidade ganharia um estádio "tão bonito". "Eu jogo em campos de várzea mesmo, sem muita coisa. Isso aqui ficou lindo, e o melhor é que eu comecei como ajudante e agora sou profissional, posso arrumar um trabalho melhor", comentou.

Manoel Souza também vibrava com a inauguração. Ele contou que trabalhou direto os últimos 21 dias para "deixar tudo em ordem" nesta tarde. "Sou almoxarife, responsável por dar o material certo para cada serviço. O que vou levar daqui são as amizades que fiz", falou. O profissional convidou três amigos de infância para acompanhá-lo no evento. "É que eles estão comigo desde criança, passando tanto por momentos ruins, como a morte da minha filha, há pouco tempo, como bons, tipo hoje, que é só felicidade", explicou.

Dilma na Arena Pernambuco (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Dilma cumprimenta operários na Arena PE
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O segundo evento-teste da Arena PE será um amistoso entre Náutico e Sporting de Portugal, às 20h, na próxima quarta (22), com bilheteria aberta ao público.

'Boato é criminoso'
Mais cedo, em Ipojuca, no Grande Recife, a presidente Dilma Rousseff participou da inauguração do petroleiro Zumbi dos Palmares, o segundo navio do tipo construído no Estaleiro Atlântico Sul, que fica no Complexo de Suape. Durante a cerimônia, Dilma comentou sobre a confusão ocorrida durante o final de semana, quando um boato sobre o fim do programa Bolsa Família levou milhares de pessoas a agências da Caixa Econômica Federal, para tentar sacar seus benefícios.
"É algo absurdamente desumano o autor desse boato. Por isso, além de desumano, ele é criminoso. Por isso, nós colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem de um boato que tinha por objetivo levar a intranquilidade aos milhões de brasileiros que nos últimos dez anos estão saindo da pobreza extrema", afirmou Dilma. Depois da cerimônia, a presidente almoçou com operários do estaleiro. Dilma voltou para Brasília por volta das 18h30. Fonte:G1

Nenhum comentário: