quinta-feira, 20 de junho de 2013

A cidade do Recife parou para protestar nesta quinta-feira(20)

A frase “o Recife parou”, comumente usada para se falar dos constantes engarrafamentos da capital pernambucana, descreveu a cidade na tarde desta quinta-feira (20). Diferentemente dos outros dias, porém, nas principais vias do Centro, apenas pessoas. Por mais de quatro horas, nenhum carro ou ônibus cruzou grandes avenidas como Agamenon Magalhães, Cruz Cabugá e Conde da Boa Vista. Elas foram interditadas para os manifestantes.

Os ônibus não pararam de circular. Apenas na áreas bloqueadas pela CTTU, a circulação foi suspensa durante o protesto. Ao contrário do que havia sido divulgado, os rodoviários não fizeram a paralisação. Segundo o Consórcio Grande Recife, no entanto, houve paralisação nos terminais integrados de Cajueiro Seco e do Barro.

Pela manhã, porém, muitos ônibus não conseguiam chegar ao Centro e algumas pessoas precisaram caminhar muito para conseguir pegar uma condução. Táxis também não eram vistos. Um grupo de manifestantes de Boa Viagem precisou descer no Pina e caminhou até a Praça do Derby para poder participar do ato. “Fomos andando porque é importante nessa época de copa fazermos o nosso gol”, comentou um deles, o estudante de publicidade William Braga, 22 anos.
Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press
Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press
Algumas empresas decidiram liberar 
Os funcionários mais cedo e o comércio fechou as portas. No fim da tarde e início da noite, quando muitos manifestantes começaram a se dispersar, a solução foi voltar para casa caminhando. Os ônibus voltaram a circular às 18h54, mas a Avenida Conde da Boa Vista permanecia lotada e, minutos depois a Avenida Agamenon Magalhães foi fechada novamente nos dois sentidos por um grupo de manifestantes.

Em diversos bairros do Recife, as ruas permaneceram vazias, mesmo sem serem palco de manifestações. Foi o caso das avenidas Rosa e Silva e Caxangá, onde nenhum carro era visto circulando. Nas avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, também foram poucos os veículos que transitaram.Fonte:DP

Nenhum comentário: