sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ouça o Piloto que avisou que faria pouso por instrumentos, (Áudio Completo)

-->

Gravação de conversa com a torre de controle revela o procedimento adota para aproximar o jato, cuja queda provocou a morte de Eduardo Campos e outras seis pessoas, da pista na Base Aérea de Santos

A gravação de um diálogo entre um dos pilotos do voo que levava Eduardo Campos, obtida pelo site radarboxbrasil, que aborda notícias sobre aviação e tráfego aéreo, mostra que o piloto informou à torre de controle de São Paulo que iria realizar um pouso por instrumentos na Base Área de Santos.

De acordo com piloto aposentado da Varig e instrutor técnico da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Claudio Scherer, que ouviu o áudio a pedido de Zero Hora, a gravação apresenta um procedimento padrão, no qual o piloto informa como irá pousar a aeronove.

Clique aqui para ouvir o áudio

-->


No diálogo, o piloto avisa que fará o "Echo Uno na pista 35", o "bloqueio de Santos e o rebloqueio".

Conforme o professor Scherer, "Echo Uno" é a referência para uma carta de navegação com o traçado da rota a ser feita pelo avião para a aproximação da pista com o auxílio de uma antena (rádio farol). A opção por este modo de pouso teria sido orientada, provavelmente, em razão do tempo ruim na região.

Liberação do corpo de Campos deve demorar pelo menos dois dias
Após tragédia, PSB ainda não fala em sucessão

— Para pousar em qualquer aeroporto há uma série de procedimentos que orienta como o piloto deve pousar. Nesse caso, ele avisa que irá utilizar a carta Echo Uno, ou seja, que irá pousar por instrumentos — explica Scherer.

O especialista acrescenta que, quando o piloto menciona o "bloqueio", ele informa à torre que irá passar por cima da antena do rádio farol, que serve de guia para o pouso. O "rebloqueio" significa que ele irá dar a volta, passar novamente por cima do instrumento de navegação e, em seguida, fará o afastamento para depois se aproximar da pista.

— Ele apenas informa o desenho da trajetória que o avião irá fazer para descer, e o controlador responde "ciente" — explica o instrutor.

Scherer calcula que o diálogo tenha ocorrido entre sete a 10 minutos antes de o piloto se encaminhar para o pouso. O especialista acrescenta que, apesar de ser uma norma padrão, utilizada de forma corriqueira na aviação, a descida com a orientação do rádio farol é pouco precisa.

Três possíveis motivos para o acidente que matou Campos

— É comum que, após fazer o procedimento, quando enxerga a pista, o piloto avalie que está na altura, na distância ou na posição inadequada. Nesse caso, por segurança, ele opta por arremeter. É uma situação extremamente comum e para a qual os pilotos estão plenamente preparados — esclarece Scherer.

Conforme o especialista, é prematuro tirar qualquer tipo de conclusão com base na gravação pois, até aquele momento, o jato seguia a rotina normal de voo. Para descobrir as causas da queda da aeronove, conforme Scherer, será fundamental identificar o que ocorreu após a decisão do piloto em arremeter, o que não é comunicado neste diálogo com a torre.

— Precisamos aguardar novas informações sobre as condições do retorno do jato ao movimento de subida, para avaliar os diversos fatores que podem ter influenciado na queda — afirma Scherer. Fonte:http://zh.clicrbs.com.br/ -  www.radarboxbrasil.com



Nenhum comentário: