quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mãe de homem que nasceu com a cabeça virada para trás, conta luta para criar o filho

-->

Ao fim de um parto complicado, aos 37 anos, a baiana Maria José Vieira perguntou sobre seu filho e ouviu um conhecido anunciar: “Ih, ele já morreu”. A previsão sobre o menino estava errada, mas não era infundada. Claudio Vieira de Oliveira nasceu em Monte Santo, no interior da Bahia, com artrogripose congênita, doença rara que deixou seus membros deformados e sua cabeça virada para trás permanentemente. Para ela, a chave da educação e da independência do menino foi criá-lo de igual para igual com seus outros cinco filhos.

"O Claudio é assim de bem com a vida porque eu, seus irmãos e seu pai antes de morrer, todo mundo em casa trata ele normal. Ninguém tem peninha. Se precisar dar bronca, dou igual aos outros", explica a mãe, hoje com 70 anos. "Sempre levava ele para tudo que é canto, ele cresceu vendo gente, e todo mundo vendo ele também. Ele cresceu cercado de muito amor, isso que evita que ele tenha complexo", acredita.


Discriminação

Apesar da criação ser a mais normal possível, Maria José temia que da porta para fora o menino não recebesse o mesmo tratamento. Foi isso que atrasou a alfabetização de Claudio, que tem 37 anos.

"Tinha medo que os meninos machucassem, que não aceitassem. Resolvi fazer um sacrifício e botar ele numa escolinha particular que tinha aqui na cidade. Costurava manhã, tarde e noite para conseguir pagar", recorda.

"Eu tive que lutar aqui na minha casa para me matricular numa escola pública. Conversamos com os diretores, os professores. Mas consegui entrar e fiquei até o fim do Ensino Médio", diz Claudio.

Hoje, apesar de seu filho viajar com regularidade — ele trabalha dando palestras motivacionais —, Maria José não teme mais que ele seja vítima de discriminação, porque “todo mundo por aí sempre gosta dele”.

"Eu já ouvi relatos de outras pessoas com necessidades especiais que viviam ou vivem diferentes das demais. Vivem num mundo fechado. A pessoa sente a discriminação, o preconceito. Eu fui diferente. Desde cedo fui motivado por muitas pessoas da minha família, principalmente minha mãe", diz Claudio.Fonte:Extra
-->

Nenhum comentário: