segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Diminui número de jovens cristãos libaneses




O número de jovens cristãos no Líbano está diminuindo consideravelmente. No total, 34% da população libanesa é registrada como cristã. No entanto, quando se toma a faixa da população de 0-25 anos, essa porcentagem cai para 25%. Observou-se que houve um grande enfraquecimento da presença cristã devido à quebra de um antigo acordo que o governo havia feito com os cristãos.


No acordo, era garantida a venda de terras somente para cristãos, em determinadas regiões. Essa foi uma solução que os governantes encontraram para proteger as minorias religiosas, especialmente em áreas rurais e regiões costeiras. O acordo foi quebrado quando o governo passou a permitir a venda de propriedades aos yazidis (comunidade étnico religiosa curda) e aos muçulmanos.

Isso significa que não existem mais regiões predominantemente cristãs. Logo, não existem também áreas seguras para quem segue o cristianismo, pois há uma séria tendência do extremismo islâmico prevalecer, fator que impulsiona a perseguição aos cristãos, que perderam seu espaço, sua liberdade e um de seus poucos privilégios junto ao governo. Há apenas 70 anos, os cristãos eram maioria, hoje, porém, a igreja está perdendo seu espaço no Líbano. Ore por essa nação.


Nenhum comentário: