quarta-feira, 14 de maio de 2014

Grupo islamita assume atentado em estação da China, diz entidade

-->

Um grupo militante islamita chamado Partido Islâmico do Turquestão assumiu a responsabilidade por um ataque contra uma estação de trens no final de abril na cidade de Urumqi, no oeste da China, no qual uma pessoa morreu e 79 ficaram feridas, informou o serviço de monitoramento SITE.

A China havia dito que o ataque em sua conturbada região de Xinjiang, que abriga uma população muçulmana da etnia uigur, tinha sido realizado por dois extremistas religiosos que morreram na explosão.

Xinjiang, região rica em recursos e estrategicamente localizada na fronteira com a Ásia Central, há anos vem sendo abalada pela violência. Ataques recentes, entre os quais alguns que o governo chinês definiu como terrorismo, têm causando tensão no país.

O SITE, que rastreia comunicados de militantes islamitas, disse que o grupo postou um vídeo de 10 minutos na língua uigur mostrando a construção de uma bomba caseira colocada em uma pasta, que afirmou ter sido usada no ataque à estação.

Segundo o órgão de monitoramento, o vídeo foi produzido por um centro de mídia do Partido Islâmico do Turquestão e postado em seu website em 11 de maio. Fonte: G1
-->

Nenhum comentário: