terça-feira, 1 de julho de 2014

Ramadã: o dilema dos jogadores muçulmanos na Copa do Mundo (Veja Vídeo)

CRAQUE FRANCÊS KARIM BENZEMA
 É MUÇULMANO (FOTO: GETTY IMAGES)
-->

O Ramadã é um dos mais tradicionais e importantes eventos anuais para os muçulmanos e compõe um dos cinco pilares (Shahada – profissão de fé, Salah – cinco orações diárias, Sakat – caridades, Ramadã/Suam – jejum e Hajj – peregrinação a Meca), ou obrigações, da fé islâmica.

O evento é o nono mês do calendário islâmico no qual se acredita que o profeta Maomé recebeu a revelação da parte de Deus, ou Alá, dos primeiros versos do Alcorão. Enquanto os muçulmanos oram a Alá, oremos por eles!

O jejum é feito por cerca de 29 dias entre o nascer e o pôr do sol e traz implicações no cotidiano. Muitos ataques a igrejas e cidadãos cristãos costumam acontecer nos últimos dias do Ramadã. Muitos cristãos do mundo muçulmano são alvo de processos penais e violência por se negarem a praticar o jejum islâmico.

Segundo a Jurisprudência Islâmica, o jejum é obrigatório para todo muçulmano que tenha atingido a puberdade e que goze de perfeita saúde física e mental. A isenção temporária do jejum é baseada nas circunstâncias individuais, que precisam ser analisadas durante o mês e aconselhadas por um Imam (líder religioso) ou por um estudioso islâmico. No entanto, na maioria dos casos os dias de jejum perdidos terão de ser compensados por um número de dias iguais, a qualquer momento antes do próximo Ramadã.


E na Copa?

A fase de mata-mata da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, coincide com o início do Ramadã e muitos jogadores muçulmanos das seleções da França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Argélia e Nigéria, devem decidir se vão aderir ao jejum religioso.

O diretor-médico da Fifa, Jiri Dvorak, se pronunciou em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (23) sobre o caso dos jogadores e afirmou que eles não teriam qualquer deterioração em sua condição física, caso participassem do jejum.

“Fizemos extensos estudos em jogadores durante o Ramadã, e a conclusão foi que se o Ramadã for acompanhado adequadamente, não há nenhuma redução no desempenho físico dos jogadores”, disse Dvorak aos jornalistas.
-->

Veja vídeo e comente :

Apesar disso, o jogador alemão Mesut Ozil que é muçulmano, já decidiu o que fazer. “O ramadã começa no sábado, mas eu não vou participar porque estou trabalhando”, disse em uma coletiva nesta quarta-feira (25). Fonte: Portas Abertas e Brasil Post

Nenhum comentário: