Jihadistas islâmicos e seus simpatizantes têm uma presença limitada no Twitter, mas ela é cada vez mais sofisticada e está crescendo.
Foi o que descobriu uma reportagem da BBC na Síria após mais de um mês e meio seguindo os tuítes destes fundamentalistas, que advogam a implementação de regimes de inspiração islâmica por meio da violência.
A rede de microblogs Twitter, que conta com mais de 100 milhões de seguidores, permite que pessoas criem listas de usuários de Twitter que elas seguem. Isso faz com que se possa acompanhar o fluxo de tuítes postados nessas listas.
Um repórter da BBC criou uma lista formada por mais de 35 contas que são explicitamente filiadas a movimentos jihadistas. Algumas dessas contas de Twitter contam com milhares de seguidores.
Ao final de maio, o grupo saudita Shabakat Ansar al-Mujahideen (Partidários da Rede Mujaheddin) anunciou a sua presença no Twitter. Trata-se de um célebre fórum que divulga propaganda jihadista e que serve como meio de comunicação para seguidores desses ideais.Outros grupos ligados à Al-Qaeda, como o Grupo de Mídia da Elite do Jihad, que se especializa em reproduzir textos selecionados de jihadistas, também conta com uma conta no Twitter. VEJA MAIS..
Nenhum comentário:
Postar um comentário