segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FAMÍLIAS JÁ SÃO EDUCADAS PELAS NOVELAS


Porque não perco meu tempo com novelas. Parte 1

“Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmo 101; Verso 3ª
Nada melhor que começar esse simples comentário com um texto da Santa Palavra de Deus. 

Novelas o que são? O conceito que a sociedade tem desse tipo de programação é que ela transmite apenas o dia a dia das pessoas, ou seja, ela apenas nos mostra uma realidade que é natural, mas será que isso é verdade? Ou se tem usado esse argumento para ditar moda, estilo de vida, comportamentos, propagação de conceitos errôneos e permissividade? Acho que qualquer pessoa inteligente sabe que a frase “isso só acontece em novelas” é uma verdade, mas infelizmente muitos têm trazido para seu dia a dia os mesmo comportamentos que vem na TV após um dia cansativo e stressante no trabalho, faculdade etc. “relaxam” em seus sofás com suas famílias ao assistir mais um capitulo. 

Eis meus argumentos porque não assisto a novelas.

1- Mostram uma realidade do autor não da vida.

Toda novela tem seu autor, alguém que tem opinião própria, convicções, padrões morais ou não, estilo de vida, preconceitos com determinados assuntos, crenças e religião, formação em determinadas áreas entre outros aspectos que o torna um ser humano comum. A grade questão é, será que tudo que ele escreve e os personagens interpretam condiz com minhas convicções? Se não, como posso fazer pra dizer que não concordo com aquilo? Como posso dizer às crianças que estão em fase de desenvolvimento que aquilo que ela esta vendo não é certo? Quase sempre a realidade que se passa nas novelas é relativista, e esse conceito tem acabado com muitas famílias, a realidade da ficção não retrata o nosso dia a dia, apenas nos mostra uma realidade que o autor acreditar ser realidade, seus conceitos não deve ser tomado como verdade nem tão pouco como anseio para a vida.

2- A família é retratada com desprezo, além do egoísmo e egocentrismo ser o centro da trama.

Nas novelas existem vários personagens, os mocinhos e os vilões. A história deles rege toda a trama, que sempre estará cheias de permissividade, baixos padrões morais, desrespeito dos filhos com os pais, entre os cônjuges, apelos sexuais, ensinando aos adolescentes e jovens que eles devem seguir seus corações, se entregar as paixões, desprezarem todo censo de verdade em relação aos padrões, a serem egoístas lutando por seus interesses. Talvez você diga e isso não é a nossa realidade de mundo que vivemos? Eu te faço outra pergunta, e é preciso trazer essa triste realidade para nossas salas? Será que não existe outra realidade pra ser mostrada? Por que em vez de mostrar a realidade de uma traição não mostra a realidade de uma relação construída em cima de princípios onde a fidelidade esta acima de qualquer coisa? Onde a obediência aos pais é uma realidade, onde a razão fale mais alto que as emoções?





Nenhum comentário: