quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA EVITA RACHADURAS NO SEIO


A amamentação traz inúmeros benefícios para o bebê, protege contra infecções, além de reforçar o vínculo com a mãe. Mas nem todas as mulheres conseguem amamentar de forma tranquila. Muitas sofrem com rachaduras, dores e até mesmo falta de leite. Essas dificuldades são comuns, mas é preciso estar preparada para lidar com elas.

Segundo a enfermeira Márcia Regina da Silva, responsável pelo curso de gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, as mães precisam estar atentas aos fatores de risco à amamentação já durante a gestação, esclarecendo as dúvidas e eliminando os mitos que existem em torno do assunto. O mais importante é ter confiança, buscar informação e persistir.
Ela explica que as rachaduras no bico do peito e as lesões ou inflamações no mamilo são comuns e surgem pela posição errada na hora da amamentação. A melhor maneira de prevenir é levar o bico do peito à boca do bebê da maneira adequada. Quando ele consegue abocanhar grande parte da auréola materna, extrai o leite com facilidade. Para tratar, é aconselhável buscar acompanhamento de profissional especializado.
Outro problema comum que as mães vivenciam na fase da amamentação são as mamas empedradas, que ocorrem quando o leite produzido é maior do que a quantidade que o bebê consegue mamar. Nesse caso, é preciso esvaziá-las e aumentar a frequência de mamadas, inclusive durante a noite. Retirar um pouco de leite antes da mamada ajuda a amolecer a mama e facilita que o bebê pegue o peito. A massagem e a ordenha manual também ajudam a resolver o problema. “Em nenhum dos casos recomendamos o uso de produtos e medicações. Eles devem ser utilizados somente após avaliação de profissional especializado”, afirma a enfermeira.

Se ocorrer o contrário, com pouca produção de leite, é importante que a mãe amamente com frequência, pois a produção é estimulada durante o processo de amamentação. Quanto mais o bebê suga, mais leite a mãe produz. Uma alimentação balanceada, evitando excesso de alimentos ácidos, condimentados e chocolates também pode ajudar. Para melhor aproveitamento das fases do leite humano e para equilibrar o estímulo das mamas, é recomendável revezar os seios a cada mamada do bebê.

Nenhum comentário: