Os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos participaram na noite desta terça (25) de um debate promovido pela TV Jornal. O cara a cara foi marcado também pela apresentação de propostas, principalmente nos questionamentos feitos pelos telespectadores, mas principalmente pela troca de farpas e provocações entre os candidatos que politizaram bastante o debate nessa reta final de campanha. Ficou clara a polarização entre os candidatos do PT e do PSB, mas o debate também apresentou um novo alvo, o candaidato Daniel Coelho (PSDB).
Um dos temas mais recorrentes foi a Parceria Público-Privada da Compesa, proposta pelo governo do Estado e que tem sido o principal mote da campanha de Humberto Costa (PT) na forma de ataques ao candidato Geraldo Julio (PSB), apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB). Ainda no primeiro bloco o petista já levantou o tema, falando abertamente em privatização e aumento da tarifa de água. "Não somos contra a PPP de um modo geral, mas contra essa PPP que vai privatizar a parte da Compesa que dá lucro", disparou o petista.
Sobre o tema, o candidato socialista obteve direito de resposta do apoio jurídico do debate, formado pelo depertamento jurídico do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na sua resposta, Geraldo Julio ressaltou que a Justiça Eleitoral já proibiu o tema no guia e inserções do petista por ser mentira.
No segundo bloco os candidatos responderam a perguntas dos telespactadores e o debate ganhou um tom mais propositivo. Os eleitores questionaram os candidatos sobre Segurança Pública, Tecnologia, o aumento no salário dos vereadores - aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado, e conservação dos Mercados Públicos.
Além da polarização entre PT x PSB, que marcou boa parte da campanha na capital pernambucana, o candidato do PSDB, Daniel Coelho, que vem em uma ascendnete nas pesquisasa, também foi alvo de provocações e questionamentos de seus adversários. Por Mendonça FIlho (DEM), o tucano teve sua postura de "novidade" questionada, pelo fato de já ter mandato público há 10 anos e ser filho de politico - o ex-vereador e ex-deputado estadual João Coelho.
MAIS NO BLOG DE JAMILDO
Em um embate sobre a questão da drenagem de vias e alagamentos que acontecem na cidade do Recife com o candidato Geraldo Julio (PSB), Daniel Coelho respondeu que a solução seria investir em Educação Ambiental para conscientizar a população. Na tréplica ouviu de Geraldo Julio: "Fica claro a falta do conteúdo do candidato, que tem muito discurso mas pouco a apresentar. Está na política há mais de 30 anos, se contar com o tempo do pai e nunca fizeram nada pelo Recife".
DIREITO DE RESPOSTA - Uma provocação do candidato do PSB, Geraldo Julio, dirigida aos três adversários, na qual os qualificou como "raposas da velha política", chamou a atenção nos estúdios da TV Jornal e rendeu um direito de resposta triplo. Cada candidato teve um minuto para se defender da acusação do socialista. Todos cobraram respeito do candidato socialista, a quem acusaram abaixar o nível de um debate que até então corria elevado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário