sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ESTUDO DA E.B.D LIÇÃO 2ª "A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS"

Aula prévia referente a Lição 02 "A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS" do 4º Trim. 2012. para preparação dos Professores da E.B.D durante a semana anterior a aula.




Ev.  Dr.Caramuru Afonso Francisco
Assembléia de Deus - Belém/SP



A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS

INTRODUÇÃO: Os principais assuntos em destaque referindo-se a situação degradante de Israel era o Pecado, Julgamento e Salvação. A infidelidade da esposa do profeta ilustra o estado pecaminoso de Israel de uma vez que a idolatria era o erro dominante da Nação (Os 4:17; 8:4,6; 10:6; 11:2; 13:2). Além dos crimes em escala de violência, Israel (Norte e Sul), prostavam-se diante do deus Baal (da fertilidade) que trazia a ilusória promessa do aumento de produção, tanto humana como animal e agrícola. Contudo, o livro nos ensina que Deus disponibiliza a salvação mediante o arrependimento da nação.


I – ESBOÇO DO LIVRO DE OSEIAS
1 – Oseias e Gomer 1:1-3,5

- O Casamento de Oseias e Gomer 1:1-9

- O Casamento do Senhor com Israel 1:10; 2:23

- A volta de Gomer para Oseias 3:1-5

2 – O Senhor e Israel 4:1; 14:9

- Amore restauração 11:1; 14:9

II – O LIVRO DO PROFETA OSEIAS E SEU MINISTÉRIO
- Autor: Oseias

- Data: Cerca de 750 a.C.

- Oseias cujo nome significa “salvação” ou “libertação”, foi escolhido por Deus pra levar sua mensagem a seu povo através do seu casamento com uma mulher que seria infiel a ele. Sua sensibilidade em relação à condição do pecado de seus compatriotas e sua sensibilidades em relação ao coração amoroso de Deus o fizeram apto pra realizar esse difícil ministério.

Contexto Histórico e Data

- Oseias mostra a situação histórica de seu ministério através da nomeação dos reais do Reino do Sul, de Judá (Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias), e o rei do Reino do Norte, de Israel ( Jeroboão II), que reinou durante o período de sua profecia (1.1). Isso estabelece as datas de 755 aC a 715 aC. Embora todas as indicações quanto ao sucesso exterior parecessem positivas a Israel, um desastre vindo por baixo estava se aproximando. O povo desse e período regozijava-se na paz, abundância e prosperidade; mas a anarquia estava preparando-se e ela traria o colapso político da nação em alguns curtos anos. Oseias descreve a condição social características de seu tempo: líderes corruptos, vida familiar instável, imoralidade generalizada, ódio entre classes e pobreza. Embora as pessoas continuassem uma forma de adoração, a idolatria era mais e mais aceita, e os sacerdotes estavam falhando na tarefa de guiar o povo nos caminhos da justiça. Apesar das trevas desse tempo, Oseias oferece esperança para inspirar seu povo a voltar-se novamente para Deus.

Conteúdo
- O Livro de Oseias é a respeito de um povo que tinha necessidade de ouvir sobre o amor de Deus, de um Deus que queria falar com eles e da maneira singular que Deus escolher para demonstrar seu amor a seu povo. O povo pensava que o amor poderia ser comprado (“...mercou Efraim amores”, 8.9), que o amor era uma busca de uma autogratificação (“Irei atrás de meus namorados, que me dão...” 2.5) e que amando objetos sem calor, pudesse conseguir benefícios positivos (“... Se tornaram abomináveis como aquilo que amaram”, 9.10). Deus quis que Israel conhecesse seu amor, um povo que buscou objetos sem valor (“Quando Israel era menino, eu o amei...” 11.1), foi guiado com uma meiga disciplina (“cordas de amor”, 11.4) e que persistiu, apesar de o povo correr e da resistência dele (“Como te deixaria?”, 11.8).


O problema era como levar a mensagem de um Deus de amor a um povo que não estava inclinado a dar ouvidos e, provavelmente, não entender, se eles ouvissem. A solução de Deus era deixar o profeta ser seu próprio sermão.
Oseias se casaria com uma mulher impura (“mulher de prostituições”, 1.2), a amaria inteiramente, e dela teria filhos (1.3), e iria atrás dela, e traria de volta quando ela se desviasse (“Vai outra vez, ama uma mulher”, 3.1). Em resumo, Oseias tinha de mostrar seu próprio amor a Gomer, o tipo de amor que Deus tinha por Israel.

Cristo Revelado
- escritores do NT descrevem Oseias como o responsável por ensinar a vida e o ministério de Cristo. Mateus vê em 11.1, uma profecia cumprida quando Jesus, quando bebê, foi literalmente levado e trazido do Egito, um paralelo com a longa estada de Israel no Egito e o êxodo (Mt 2.15). O Escritor de Hebreus acha em Jesus Aquele que capacita os crentes a oferecerem sacrifícios aceitáveis de louvor pelos quais nós nos tornamos recipientes do perdão misericordioso de Deus (14.2; Hb 13.15). A Pedro, Jesus provê a base pela qual aqueles que estavam fora da família de Deus agora são admitidos a um relacionamento com ele (1.6,9; 1Pe 2.10). A Paulo Jesus cumpre a promessa de Oseias de que Alguém quebraria o poder da morte e da sepultura e traria a vitória da ressurreição (13.14; 1Co 15.55). Os ensinamentos de Paulo acerca de Cristo como o Noivo e a igreja como a noiva correspondem à cerimônia de casamento e os votos pelos quais Deus entra num permanente relacionamento com Israel (2.19,20; Ef 5.25-32).
-Jesus também, em pelo menos dois de seus sermões aos fariseus, tira seu texto de Oseias. Quando questionado acerca da sua permanência no lar dos pecadores e cobradores de impostos, Jesus cita Oseias para mostrar que Deus não deseja apenas palavras vazias ou rituais desumanos, mas um cuidado genuíno e preocupação com mas pessoas (6.6; Mt 9.13). E, quando os fariseus acusam os discípulos de Jesus de violar o sábado, Jesus os defende com o mesmo lembrete de que o coração de Deus coloca o interesse pelas necessidades humanas acima das formalidades religiosas (Mt 12.7).

O Espírito Santo em Ação
-O Livro de Oseias ensina duas notáveis lições a respeito do ES: 1) É importante depender da presença do Espírito e 2) coisas negativas acontecem quando o Espírito está longe de uma vida. Uma vez Oseias usa a frase “o espírito de luxuria”, e uma vez, “ o espírito da prostituição” (4.12; 5.4), e conta as conseqüências de ser preenchido com um espírito impuro. Como Paulo em Efésios, Oseias relaciona tal espírito com o vinho, que escraviza o coração. Esse espírito de luxuria também faz as pessoas se desvirem para falsos caminhos e falas adorações, em contraste com o ES, que nos guia para caminhos verdadeiros e para a verdadeira adoração (4.11-13; Ef 5.17-21).

= Bíblia Plenitude (ARC) – O do profeta livro de Oseias

III – A MENSAGEM PROFÉTICA PARALELA A ALIANÇA MOISACA
- Os profetas menores sempre possuíam uma mensagem para transmitir ao povo

de Deus. Tal mensagem desses estimados profetas de Deus devem ser encarada ou compreendidas no contexto da aliança, principalmente sob a ótica do concerto firmado no Sinai. Se Israel obedece a proposta emitida por Deus no concerto da aliança (isto é da Lei Mosaica), Deus os abençoaria com a terra prometida, onde experimentariam paz e prosperidade na agricultura. Porém, Israel se rebelou contra a autoridade divina, e como resultado Deus os julgou, “destruindo-lhes a colheita e

permitindo que seus inimigos invadissem suas terras e os carregassem para o exílio”.

Portanto, os profetas pré-exílicos vieram com mensagens de Deus a Israel,

“acusando a nação de quebrar a aliança e avisando do inevitável julgamento, como

conseqüência desta desobediência. A conclusão “destas acusações, revela severos paralelos com a lei mosaica”.

- Se percebe pelos escritos proféticos e Sagrados que além da aliança sinaítica, Moisés e os profetas também baseavam o futuro de Israel na aliança feita por Deus com Abraão. Portanto vários profetas menores como o próprio Oseias, Amós, Miquéias, Zacarias viam a “futura restauração de Israel como um cumprimento das promessas de Deus feitas a Abraão”. Da mesma forma, os profetas pós-exílicos, claramente relacionavam também a restauração da comunidade israelita “com alguns princípios que tinham governado o relacionamento de Deus com seus antepassados”.

IV – UMA LINGUAGEM DIDÁTICA PARA O POVO DE DEUS
- Deus em suas maneiras de nos aperfeiçoar pra si, usa a didática, ou seja, uma arte de nos ensinar mesmo com severas exortações ou até mesmo com escaldante castigo. Veja no livro que leva o nome do profeta Oseias que algumas vezes ele “lista objetos em série” da natureza, como: céu, terra, grãos, vinho novo, azeite, Jezreel (Os 2:21-22), que denotam claramente a influência e utilização, por parte do profeta, de uma didática “que deriva de um estudo sapiencial da Natureza”, que se torna, então, pano de fundo de sua metafórica mensagem. Os profetas utilizaram, uma linguagem totalmente fundamentada no culto e em sua liturgia. Os cultos eram, na transmissão da mensagem, a “essência da identidade de Israel como o povo de Deus”. Os profetas, então, apresentam um Deus “intransigente que não aceita competição com nenhum outro”, como no caso de Oseias.

- Vejamos a partir daqui a possibilidade de relacionamento entre esse trecho de Oseias e o tema da aliança do Antigo Testamento.

(Oseias 1:2)

- Primeiramente é bom lembra que Oseias profetizou cerca de 782-725 a.C. (Os 1:1; II Rs 15-200 e teve como Reis em Israel (Norte), na sua época, Usias, Jotão e Acaz.

“Quando, pela primeira vez, falou o Senhor por intermédio de Oseias, então, o

Senhor lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição,

porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor” (Os 1:2)1.

“Vai e Toma uma Mulher de Prostituições e Terás Filhos da Prostituição Porque a Terra se Prostituiu” Nessas palavras de Deus a Oseias podemos ver a visão bíblica, com o apresentado na aliança do Sinai, de que a idolatria é igual a prostituição. Salvo indicação contrária, todas as referências nesse capítulo são à Bíblia de Estudos Almeida, Versão revista e atualizada, 2ª ed. (São Paulo: Sociedade Bíblica doBrasil, 1997).

- A prostituição literal de Gômer “é uma ilustração da fornicação religiosa de Israel” para com Deus. A infidelidade literal da idólatra Gômer “não foi apenas um simples adultério cometido contra Oseias, e não apenas uma alegoria do adultério de Israel contra Deus. Sua prostituição no culto de Baal foi o ponto auge da apostasia de Israel”.

Portanto, os filhos do profeta, ou seja, filhos de uma mãe prostituta (prostituição) são metáforas vivas dos israelitas idólatras, isto é, filhos da prostituição espiritual. A esposa do profeta e as crianças “são alegoricamente os israelitas”. “A naçãode Israel era essa prostituta- adúltera, e Yahweh era seu marido”. Sendo assim toda a nação, “terra”, se prostituiu. Israel “seguiu”, adorou, serviu, prostituiu-se espiritualmente com outros deuses, esquecendo-se do Senhor. “O Deus verdadeiro”. Essa correlação “prostituição” metáfora de “idolatria” aparece distintamente nas seguintes passagens pertinentes à aliança do Sinai:

“Não tomarás mulheres das suas filhas [Cananeus-v.15] para os teus filhos, pois

quando as suas filhas se “prostituírem após os seus deuses”, farão que também os teus

filhos se prostituam após os seus deuses” (Êx 34:16). “Disse o Senhor a Moisés e Josué : Eis que estás para dormir com teus pais; e este povo se levantará, e se “prostituirá”, indo após outros deuses estranhos na terra para cujo meio vai e me deixará, e “anulará a aliança que fiz com ele” (Dt 31: 16).

CONCLUSÃO
- Oseias, o profeta do leito de morte de Israel, foi o último profeta a se referir ao Reino do Norte antes do massacre Assírio. Foi dele a missão de despedaçar e matar Israel com palavras de juízo (Os 6:5) e chamar o povo desviado de volta ao conhecimento de Deus, por meio do arrependimento e da renovação da aliança. Oseias foi ousado a repreender a liderança não só religiosa, mas também a liderança política de Israel (Os 5:1; 6:9; 13:10). A despeito da condenação divina e da severidade da linguagem usada para proclamar o juízo inevitável, o propósito principal do livro é proclamar a compaixão e o amor de Deus, que não podem abrir mão de Israel.

Bibliografia

= Bíblia Plenitude (ARC) – O do profeta livro de Oseias

Nenhum comentário: