Sucesso de vendas em diversos segmentos culturais, como o fonográfico e o literário, o mercado brasileiro de produtos evangélicos, que movimenta bilhões de reais, começa a se interessar por uma divisão pouco explorada, mas com muito potencial: a do audiovisual. Ou assim imagina a produtora carioca Graça Filmes, que lançou, esta semana, sem muito alarde, 52 cópias do longa-metragem Três histórias, um destino nas principais capitais do país.
Coprodução com a americana Uptone Pictures, especializada em filmes e programas de inspiração cristã, o filme é escrito e dirigido pelo ator americano Robert C. Treveiler (que interpretou um pastor na série One three hills e atuou em seriados como Dawson’s Creek e Drop dead diva), a partir do best-seller homônimo do missionário brasileiro R.R. Soares. Três histórias, um destino fala sobre três casos: um pastor obcecado pelo poder; um menino de uma favela que se envolve com o crime; e uma jovem que se afasta de Deus depois do casamento. O filme tem elenco americano (pouco conhecido no Brasil), é falado em inglês e só será lançado nos Estados Unidos e em outros territórios em 2013.
"Optamos por lançá-lo primeiro aqui porque é uma produção baseada em um autor brasileiro", explica Ygor Siqueira, diretor da Graça Filmes, produtora que atua no mercado desde 2010, responsável pela série infantilMidinho, o missionário e pela distribuição em DVD de títulos estrangeiros do gênero. "Acho que chegou o momento de entrarmos nessa seara. Na semana passada, aconteceu a primeira mostra de filmes cristãos no Rio. A igreja Bola de Neve, que é bem jovem, está criando um festival de curtas em São Paulo. O Três histórias é um bom pontapé para motivar quem quer fazer cinema nessa linha. A página dele no Facebook já foi curtida por mais de 40 mil."
Siqueira lembra que há várias produtoras americanas que só trabalham com o filão gospel. Mesmo grandes estúdios abriram divisões para o segmento, como a Fox Faith, selo da Twenthieth Century Fox voltado para filmes de orientação religiosa. A iniciativa da major americana ampara-se na boa atuação de produções que lidam com questões envolvendo fé, crenças e conduta cristã, como A Paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson, que faturou cerca de US$ 612 milhões, posteriormente distribuída pela Fox Faith em DVD.
No Brasil, o número de títulos de temas religiosos ainda é incipiente. Mas seu apelo pode ser medido pelo percurso de produções como Maria, mãe do filho de Deus (2003), de Moacyr Góes. O filme, que conta com participação do padre Marcelo Rossi, atraiu cerca de 2,3 milhões. Góes também dirigiu Irmãos de fé (2004), sofre a conversão de São Paulo de judeu em apóstolo, visto por 912 mil espectadores.
Veja o trailer:
Fonte:DP
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