quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Palestinos tomam ruas de Gaza para festejar cessar-fogo com Israel

Centenas de palestinos foram às ruas da Cidade de Gaza nesta quarta-feira para comemorar o cessar-fogo entre os militantes que atuam no território e o Exército de Israel. A trégua começou a valer às 21h (17h no horário de Brasília). Segundo a polícia de Israel, 12 foguetes palestinos chegaram a cair em Israel após o horário de implementação do acordo, mas não há acusação formal de quebra dos termos.

Em Gaza, as pessoas foram às ruas de carro, moto e a pé para comemorar a pausa. "Allahu akbar [Alá é grande, em árabe], o querido povo de Gaza venceu", exclamavam os alto-falantes de mesquitas de Gaza. "Vocês quebraram a arrogância dos judeus." Tiros de comemoração e fogos de artifício podiam ser ouvidos.Os líderes do movimento radical islâmico Hamas, que controla Gaza, consideraram o cessar-fogo um trunfo da resistência. Do Cairo, o líder exilado do grupo, Khaled Meshaal, afirmou que cumprirá com a trégua na medida em que Israel o fizer. Em Jerusalém, o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, disse que, caso o cessar-fogo falhe, haverá "ação militar mais severa".

"Sei que há quem espere uma resposta militar mais intensa, e isso talvez seja necessário, mas, a essa altura, a melhor opção para Israel é aproveitar a oportunidade de alcançar um cessar-fogo de longo prazo", afirmou Netanyahu.

Fonte:Folha

Nenhum comentário: