A Prefeitura do Recife assinou, nesta quarta-feira (28), o contrato que permite que o Porto Digital utilize o espaço público da cidade para instalar um sistema de aluguel de bicicletas nos bairros do Recife, Santo Amaro e Santo Antonio.
De acordo com o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o prazo de funcionamento do bicicletário é de 30 dias úteis contados a partir da assinatura. "Acredito que entre o final de dezembro e início de janeiro o sistema já esteja funcionando", disse.
O prefeito João da Costa destacou o uso da bicicleta ao redor do mundo. "O que a gente está fazendo aqui é uma prática comum em outras cidades do planeta. A questão do trânsito é um problema no mundo inteiro", disse o prefeito.
O sistemaA ideia é que as pessoas usem o veículo para se deslocar entre pequenas distâncias, diminuindo o trânsito e incentivando um novo estilo de vida. Serão dez estações, instaladas em pontos de grande movimentação nos bairos de Santo Amaro, São José e Bairro do Recife, todos no Centro da capital pernambucana.De acordo com o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o prazo de funcionamento do bicicletário é de 30 dias úteis contados a partir da assinatura. "Acredito que entre o final de dezembro e início de janeiro o sistema já esteja funcionando", disse.
O prefeito João da Costa destacou o uso da bicicleta ao redor do mundo. "O que a gente está fazendo aqui é uma prática comum em outras cidades do planeta. A questão do trânsito é um problema no mundo inteiro", disse o prefeito.
O sistema é bem simples. A pessoa vai se cadastrar em um site, que ainda será divulgado, e para isso é preciso ter uma linha de telefone celular e uma conta bacária. O custo de R$ 10 ao mês será debitado no cartão de crédito do usuário. O pagamento dá direito a 30 dias de aluguel.
Para retirar a bicicleta, é preciso ir até uma estação e fazer uma ligação gratuita, pelo celular cadastrado, para um atendimento eletrônico ou acessar o site. A pessoa terá 30 minutos para utilizar a "magrela" e devolvê-la em qualquer estação. Se passar do horário, será cobrado um valor adicional de R$ 5.
As estações funcionarão diariamente, das 8h às 22h, com dez bicicletas cada. A pessoa pode retirar a bicicleta quantas vezes precisar, durante o dia, sempre tendo que devolvê-la a cada meia hora de uso. Entre um aluguel e outro é preciso dar um intervalo de 15 minutos.
Onde ficarão as estações | |
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1. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus que atende a Prefeitura) | |
2. Praça Tiradentes (perto do C.E.S.A.R) | |
3. Praça do Arsenal (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) | |
4. Travessa do Bom Jesus (esquina com Rua do Apolo) | |
5. Edifício Vasco Rodrigues (antigo Bandepe) | |
6. Paço Alfândega e Livraria Cultura | |
7. Terminal de Passageiros de Santa Rita, próximo à Ponte Giratória | |
8. Rua da Aurora (na frente da Contax) | |
9. Rua do Lima (defronte à TV Jornal) | |
10. Rua Bione (perto do C.E.S.A.R). |
No começo, cada estação terá dez bicicletas. Em três anos, a meta é dobrar essa quantidade. Os dispositivos das estações funcionarão por meio de energia solar. "Nossa ideia foi colocar as estações em locais movimentados para que sirvam como pontos de conexão, onde as pessoas vão pegar a bike, chegar ao seu destino e depois devolvê-la. Não é para turismo", disse o diretor-executivo do Porto Digital, Leonardo Guimarães.
O Bike Rio é gerenciado pela empresa pernambucana Samba, braço de mobilidade urbana da Serttel, e ainda teve patrocínio de um banco. O projeto carioca também foi pensado para o turismo. Já em São Paulo, é a prefeitura quem paga e o serviço fica de graça para os cidadãos.
No Recife, foi o Porto Digital quem pensou em implementar a tecnologia, por meio de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Quem venceu a licitação para operar serviço foi um consórcio formado pelas empresas Serttel, Multi-Comunicação Coorporativa e Plano Soluções, todas de Pernambuco.
O aluguel de bicicletas é a primeira ação concreta de um projeto maior de mobilidade urbana do Porto Digital, orçado em R$ 5,8 milhões, com financiamento dos governos federal e estadual. "Em três anos, o parque tecnológico vai implantar serviços como estacionamentos rotativos, câmeras de segurança e carros eletrônicos", explicou Leonardo Guimarães.
Questionado sobre as poucas ciclovias e ciclofaixas no Recife, o diretor-executivo acredita que o aluguel de bicicletas vai despertar na população e no governo a necessidade de valorizar o ciclista. "Queremos que as pessoas tenha essa vivência, uma experiência positiva de compartilhar a bicicleta e, aos poucos, a cidade vai se configurando nesse sentido. É a semente para uma alternativa à mobilidade urbana", falou.
Fiscalização
As regras e exigências para os ciclistas transitarem estão contidas no capitulo três do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A norma define, por exemplo, que, nas vias urbanas de pista dupla, as bicicletas devem andar, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, nas bordas da pista, no mesmo sentido de circulação da via, com preferência sobre os veículos automotores.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou ao G1, por meio de nota, que, atualmente, não há uma fiscalização específica para o ciclista, mas sim uma orientação para a circulação segura nas vias. "Essas orientações são repassadas pelos agentes de trânsito, nas campanhas educativas nas vias e nas escolas e na formação continuada de professores multiplicadores da rede municipal", diz a nota.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou ao G1, por meio de nota, que, atualmente, não há uma fiscalização específica para o ciclista, mas sim uma orientação para a circulação segura nas vias. "Essas orientações são repassadas pelos agentes de trânsito, nas campanhas educativas nas vias e nas escolas e na formação continuada de professores multiplicadores da rede municipal", diz a nota.
Fonte:G1/PE
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