É um exemplo de suas prioridades e percepções diferentes da política dos EUA.
Enquanto os judeus americanos há muito apoiado os candidatos presidenciais democratas, os imigrantes americanos no Estado judeu são ferrenhamente republicano. Uma pesquisa recente estimou que mais de quatro quintos dos eleitores expatriados aqui lançar cédulas de republicano Mitt Romney ."Eu espero e oro pela vitória de Romney, ele vai fazer o que ele diz que vai fazer ", disse Paula Markowitz, um morador de Jerusalém, originalmente de Teaneck, New Jersey. "(O presidente Barack) Obama não é bom para Israel, não é bom para os judeus, não é bom para a América".
A maioria dos americanos que imigram para Israel são judeus religiosos que tendem a ter opiniões socialmente conservadores típicos dos republicanos. Seu apoio a Romney também reflete uma tendência geral em Israel, onde Obama é visto com desconfiança.
Gestos iniciais de Obama em relação ao mundo muçulmano levantou preocupações em Israel, juntamente com sua decisão de ignorar a Israel depois de fazer um discurso histórico no Egito vizinho em 2009. Desde então, ele entrou em conflito com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, em uma variedade de questões sensíveis.
"A maioria dos israelenses como Obama como pessoa, mas são muito suspeitas sobre suas políticas em relação a Israel, o Irã, a Primavera Árabe, e negociações israelo-palestinianas", disse Eytan Gilboa, especialista em relações americano-israelenses na Universidade Bar-Ilan. "Eles não sabem muito sobre Romney, mas sinto que ele poderia melhor acomodar os interesses israelenses e as causas."
Apoio incondicional de Obama para a segurança de Israel fez pouco para mudar mentalidades.
Uma pesquisa feita pela iVoteIsrael, uma organização get-out-a-voto apartidária, descobriu que 85 por cento dos eleitores americanos em Israel lançou cédulas para Romney. O grupo entrevistou 1.572 expatriados EUA entre 22 de outubro e 24, e disse que a pesquisa tem uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Republicanos de Israel no exterior organização constatou a pesquisa de acordo com as suas próprias pesquisas internas. Democratas de Israel no exterior, disse que a pesquisa foi tendenciosa e não científico.
De acordo com iVoteIsrael, há quase 160 mil potenciais eleitores em Israel. O grupo estima que metade deles votaram ausentes este ano, contra 20.000 em 2008.
"Os judeus tendem a votar nos Estados Unidos mais do que outras comunidades, por isso não é de estranhar que, quando eles vêm, sua participação continua alto", disse Eli Pieprz, diretor do grupo.
Não está claro qual o impacto que os votos americanos expatriados terá. A maioria dos imigrantes vem da área de Nova York, o que parece ser solidamente democrata deste ano. Mas existem importantes comunidades de Estados decisivos como Ohio e Flórida.
Nos Estados Unidos, Obama ganhou 78 por cento do voto judeu em 2008, de acordo com pesquisas de sair no momento. Pesquisas recentes mostram que o presidente para baixo tanto quanto 10 pontos percentuais devido a preocupações de política econômica e externa, mas em geral, os judeus americanos permanecem firmemente no campo liberal, que apóia Obama - ao contrário de imigrantes americanos em Israel.
Morador de Jerusalém Bryna Franklin, um ex-Democratas no Exterior-Israel cadeira, aparece em um anúncio pró-Romney, dizendo que a relação especial entre os Estados Unidos e Israel não existe mais.
"Esqueça que você votou para os democratas desde que você esteve joelho elevado a um gafanhoto", diz ela. "Eu estou pedindo judeus americanos a mudar de lado e votar para Romney como presidente."
Kory Bardash, o co-presidente do Republicans Abroad-Israel, disse que a transição de Franklin é um dos muitos que ele viu em Israel ao longo dos últimos anos.
Mas Sheldon Schorer, um dos líderes da Democrats Abroad-Israel, afirmou que os votos americanos em Israel paralelo os votos dos eleitores judeus nos Estados Unidos.
"Claro, Obama e Netanyahu não pode ter uma relação calorosa, mas se sair em datas duplas ao cinema e comer comida chinesa em conjunto não é de interesse", disse ele.
Copyright 2012 Associated Press.
Fonte:charismanews;Tradução::FiqueAtento
Nenhum comentário:
Postar um comentário