terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bebê de William e Kate deve ser o terceiro na linha de sucessão real

O futuro bebê do príncipe William e de sua mulher, Kate Middleton, deve ser o terceiro na linha de sucessão da família real britânica, mesmo que seja uma menina, informam historiadores e políticos do país.

Em outras palavras, ele ou ela herdaria o trono após os príncipes Charles e William, respectivamente filho e neto da rainha Elizabeth 2ª.
Segundo uma centenária lei de sucessão real, o herdeiro do trono é o primeiro filho homem do monarca; mulheres só assumiriam se não houvesse herdeiros homens.

Mas a lei está prestes a ser extinta pelos 16 países do Commonwealth (entre eles Canadá, Austrália e Nova Zelândia), que têm a rainha britânica como sua chefe de Estado.

A mudança depende de alterações constitucionais desses países, mas a imprensa britânica afirma que isso já deve estar resolvido até que o herdeiro de Kate e William, seja ele homem ou mulher, assuma o trono.

Políticos acrescentam que um acordo formalizado em outubro de 2011, quando todos os países do Commonwealth concordaram com a alteração, já bastaria para garantir o direito de uma herdeira do sexo feminino.

O acordo determina que filhas e filhos de monarcas têm direitos iguais na sucessão real.

Tal proposta foi reforçada por um discurso da rainha Elizabeth 2ª em maio deste ano, quando a monarca afirmou que as mudanças na sucessão são "adequadas para o século 21".

Fonte:BBC

Nenhum comentário: