A Walt Disney anunciou uma série de novas ferramentas tecnológicas que foram criadas com o objetivo de facilitar a visita aos seus parques temáticos, mas também despertaram uma discussão sobre uma possível invasão da privacidade dos turistas.
No blog oficial dos parques, o presidente do complexo, Tom Staggs, descreveu alguns recursos que já estão sendo testados há alguns meses e que, segundo ele, estarão disponíveis ao longo deste ano para os visitantes.
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Uma das principais ferramentas é uma pulseira chamada MagicBand, dotada de tecnologia de identificação por radiofrequência, que servirá como ingresso para os parques temáticos, chave do quarto nos hotéis do complexo e sistema para agendar horários para os brinquedos e jantares nos restaurantes.
Ela também poderá conter os dados sobre o cartão de crédito do visitante, para pagamento das despesas na hora, sem necessidade de tirar a carteira do bolso.
Foi essa pulseira que gerou discussão nos Estados Unidos.
A mídia americana citou preocupações com a privacidade e a segurança dos hóspedes, que poderiam ter seu comportamento monitorado nos mais mínimos detalhes: o que compraram, em quais atrações andaram, quanto tempo esperaram na fila, até de quais bonecos apertaram a mão.
Especula-se que essas informações possam ser usadas, por exemplo, em campanhas de marketing altamente personalizadas.
Alguns internautas também expuseram seus questionamentos em comentários no post de Staggs no blog. “Você pode elaborar melhor quais dados serão coletados e como isso será usado? O visitante pode optar por não ter suas informações pessoais usadas em ações de marketing futuras?”, perguntou um usuário.
“Não estou tão preocupada com a privacidade, mas duvido que eu libere meu número de cartão de crédito para ser incluído na pulseira”, disse outra usuária, colocando em dúvida a segurança do sistema.
Staggs respondeu aos questionamentos no próprio blog. Segundo ele, garantir a segurança das informações é “obviamente muito importante” para a empresa. “Ninguém está mais focado nisso do que nós mesmos. Todos esses recursos são opcionais, e os visitantes poderão escolher quais informações desejam compartilhar com a gente”.
Segundo ele, os dados pessoais de cada visitante não ficarão armazenados na MagicBand.
Aplicativo para smartphone
Além da pulseira, a nova experiência que a Disney quer criar, chamada em seu conjunto de MyMagic+, inclui um site e um aplicativo para smartphone denominados "My Disney Experience" (Minha Experiência Disney) .
No blog oficial dos parques, o presidente do complexo, Tom Staggs, descreveu alguns recursos que já estão sendo testados há alguns meses e que, segundo ele, estarão disponíveis ao longo deste ano para os visitantes.
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Uma das principais ferramentas é uma pulseira chamada MagicBand, dotada de tecnologia de identificação por radiofrequência, que servirá como ingresso para os parques temáticos, chave do quarto nos hotéis do complexo e sistema para agendar horários para os brinquedos e jantares nos restaurantes.
Ela também poderá conter os dados sobre o cartão de crédito do visitante, para pagamento das despesas na hora, sem necessidade de tirar a carteira do bolso.
Foi essa pulseira que gerou discussão nos Estados Unidos.
A mídia americana citou preocupações com a privacidade e a segurança dos hóspedes, que poderiam ter seu comportamento monitorado nos mais mínimos detalhes: o que compraram, em quais atrações andaram, quanto tempo esperaram na fila, até de quais bonecos apertaram a mão.
Especula-se que essas informações possam ser usadas, por exemplo, em campanhas de marketing altamente personalizadas.
Alguns internautas também expuseram seus questionamentos em comentários no post de Staggs no blog. “Você pode elaborar melhor quais dados serão coletados e como isso será usado? O visitante pode optar por não ter suas informações pessoais usadas em ações de marketing futuras?”, perguntou um usuário.
“Não estou tão preocupada com a privacidade, mas duvido que eu libere meu número de cartão de crédito para ser incluído na pulseira”, disse outra usuária, colocando em dúvida a segurança do sistema.
Staggs respondeu aos questionamentos no próprio blog. Segundo ele, garantir a segurança das informações é “obviamente muito importante” para a empresa. “Ninguém está mais focado nisso do que nós mesmos. Todos esses recursos são opcionais, e os visitantes poderão escolher quais informações desejam compartilhar com a gente”.
Segundo ele, os dados pessoais de cada visitante não ficarão armazenados na MagicBand.
Aplicativo para smartphone
Além da pulseira, a nova experiência que a Disney quer criar, chamada em seu conjunto de MyMagic+, inclui um site e um aplicativo para smartphone denominados "My Disney Experience" (Minha Experiência Disney) .
Eles trariam informações em tempo real sobre o que está acontecendo nos parques e permitiriam mudar a programação e os agendamentos a qualquer momento, inclusive durante o passeio.
“O projeto se dirige tanto para os que gostam de planejar cada detalhe do passeio com antecedência quanto para os que preferem se antecipar pouco e deixar o dia correr espontaneamente”, afirmou Staggs no blog. Para ele, o conjunto de novas ferramentas vai proporcionar uma experiência completamente inovadora aos visitantes.
“O projeto se dirige tanto para os que gostam de planejar cada detalhe do passeio com antecedência quanto para os que preferem se antecipar pouco e deixar o dia correr espontaneamente”, afirmou Staggs no blog. Para ele, o conjunto de novas ferramentas vai proporcionar uma experiência completamente inovadora aos visitantes.
Fonte:G1
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