sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mais 920 vagas para cursos técnicos gratuitos serão abertas na segunda-feira

Mais 920 vagas em cursos técnicos gratuitos estarão disponíveis aos estudantes pernambucanos a partir de segunda-feira (18). As oportunidades, que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), são destinadas a jovens e adultos que estão cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio ou fazem parte do Projeto Travessia, da rede pública de ensino. Bolsistas integrais da rede privada também podem concorrer.

As inscrições seguirão o critério de ordem de chegada e ocorrerão de 18 de fevereiro a 1º de março (primeira chamada) e de 4 de março a 8 de março para os retardatários, se houver disponibilidade de vagas. Os locais podem ser conferidos no edital disponibilizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco (clique aqui).

Após efetuar a pré-matrícula na escola estadual polo, o estudante deve efetivar sua inscrição na instituição que oferece o curso. É preciso apresentar o encaminhamento da pré-matrícula, junto com a declaração de matrícula do ensino médio, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do RG, cópia do CPF e duas fotos 3x4. Para se cadastrar, o candidato deve fazer a opção por apenas um curso, de acordo com o turno e o município de sua escolha, em uma das escolas estaduais polo previstas no edital.

Ao todo, são 17 cursos disponíveis, nas seguintes áreas: administração, segurança do trabalho, eletrotécnica, eletromecânica, manutenção automotiva, enfermagem, comércio, secretariado, química, radiologia, sistemas de energia renovável, refrigeração e climatização, edificações, guia de turismo, logística, design de interiores, produção de moda e vestuário.

As 920 vagas serão distribuídas nas várias regiões do estado, nos municípios de Araripina (60), Caruaru (175), Floresta (60), Garanhuns (30), Paulista (20), Petrolina (175), Recife (245), Santa Cruz do Capibaribe (130) e Serra Talhada (25). As aulas terão início em março.

Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão pernambucano (IFPE).

Fonte:Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: