quarta-feira, 3 de julho de 2013

O inventor do mouse Morreu aos 88 anos nos EUA

O primeiro mouse, criado por Engelbart nos anos 60.
Foto: Reprodução/SRI International/Creative Commons
Attribution-Share Alike 3.0 Unported

NOVA YORK - Douglas Engelbart, o inventor do mouse, nosso cotidiano companheiro ao acessar o computador, morreu nesta quarta-feira aos 88 anos em sua casa em Atherton, na Califórnia.

Engelbart, engenheiro eletrônico, desenvolveu o conceito do mouse quando trabalhava no Stanford Research Institute (hoje SRI International) em 1963. A ideia era mover o cursor do computador na tela sem necessidade de usar as setas do teclado. Cinco anos depois, em dezembro de 1968, numa feira de computação em San Francisco, o engenheiro demonstrou sua invenção numa apresentação — o mouse, então, era quase cúbico, mas já ganhara o apelido que o acompanharia para a posteridade.
Além do mouse, Engelbart demonstrou outras novidades naquela conferência, como a interface gráfica para computadores, o hipertexto (que depois definiria a forma de ler na internet) e a videoconferência. A patente do mouse foi concedida em 1970 nos EUA. A equipe de Engelbart também colaborou com a Arpanet, o embrião da internet.

Nos últimos anos, o inventor criou uma fundação que leva seu nome, dedicada a incrementar o conhecimento coletivo e a capacidade de inovação. Ele morreu de insuficiência renal.Fonte:oglobo

Nenhum comentário: