-->
A menina Nirmala Toppo, de apenas 14 anos, se tornou uma pequena celebridade no leste da Índia, conhecida como uma espécie de "encantadora de elefantes".
Em uma noite de junho, a cidade de Rourkela foi tomada pelo pânico quando uma horda de elefantes invadiu áreas residenciais, vindos de florestas próximas.
As autoridades locais tentaram, sem sucesso, conter a manada.
"Quando (os elefantes) entraram na cidade, fizemos o que pudemos", relembra o guarda florestal PK Dola. "Havia 11 elefantes, incluindo dois filhotes. Conseguimos direcioná-los a um estádio de futebol, mas não sabíamos como levá-los de volta à floresta."
Foi quando as autoridades decidiram recorrer a Nirmala.
"Sabíamos de uma menina camponesa que vivia (na cidade próxima de) Jharkhand, que falava com elefantes. Ligamos para seu pai, e ela veio, acompanhada de outros membros de sua tribo."
Nirmala então caminhou durante quilômetros com os elefantes, levando a manada de volta à floresta.
Nirmala alega conversar com os elefantes no dialeto de sua tribo, Mundaari, e persuadir os animais a "voltar para o lugar deles". "Primeiro eu oro e daí falo com a manada", diz ela à BBC Hindi. "Eles entendem o que eu falo. Eu digo: 'Esta não é a casa de vocês. Vocês têm que voltar para seu lugar'."
Nirmala desenvolveu bolhas e infecções nos pés e nas pernas após caminhar horas com os animais e está recebendo tratamento em um hospital local. Ela conta que sua mãe foi morta por elefantes selvagens e que, por isso, decidiu aprender técnicas para afastá-los de áreas povoadas.
Recebe a ajuda de seu pai e de um grupo de garotos de sua aldeia. "Nós cercamos a manada, daí eu me aproximo, oro e falo com eles."Fonte:BBC


Nenhum comentário:
Postar um comentário