sábado, 7 de dezembro de 2013

Ateus decretam “guerra contra o Natal”

-->
Já se tornou uma espécie de tradição anual a organização ateísta Freedom From Religion Foundation colocar outdoors promovendo o ateísmo no mês de dezembro. Com a proximidade do Natal, eles querem evitar que o sentimento religioso “aflore” nas pessoas como normalmente acontece nesta época.

Este ano já foram colocados dezenas de outdoors com os frases como “Fazer o bem é a minha religião” e “Todos nós podemos ser bons sem Deus”. Além da Freedom From Religion, a American Atheists também está usando outdoors, mas com o diferencial que este ano estão chamando todas as religiões de mito. Escritos em inglês e em árabe ou hebraico, dependendo do caso, a frase completa é “Você sabe que é um mito… e você tem uma escolha”.

O presidente da American Atheists, Dave Silverman, disse que os cartazes estão escritos em outras línguas para alcançar aquelas comunidades em específico. Ele acredita que os não-crentes podem se sentir sozinhos nesta época, porque estão cercados pelos que acreditam.


A Liga Muçulmana publicou, através de seu diretor-executivo Metwalli Amer, uma nota que diz: “Afirmar que Deus não existe é um ataque direto contra a minha fé… Ao dizer isso, você não está apenas me atacando como muçulmano, mas também ofende os judeus e os cristãos”.

Os outdoors também são choque duplo para os judeus ortodoxos, porque viola ao mesmo tempo dois dos 10 Mandamentos. O rabino Kenneth Brander, reitor do Centro para o Futuro dos Judeus da Universidade Yeshiva disse: “As pessoas vão olhar para isso de uma forma bizarra. Não vão entender por que alguém precisava escrever isso”. Uma referência ao fato de que Moisés os ensinou que não deviam levar o nome de Deus em vão, por isso os ortodoxos não permitem que se escreva o nome de Deus.

Os cristãos, por sua vez, estão sendo atacados por outdoors que dizem “Quem precisa de Cristo durante o Natal?” a resposta, logo abaixo é “Ninguém”. Em plena Times Square, um dos principais pontos turísticos de Nova York, em enorme anúncio eletrônico mostra um vídeo de 15 segundos que já está sendo chamado de “guerra contra o Natal”.

Depois da pergunta e da resposta que riscam o nome de Jesus do Natal, o outdoor mostra a mensagem que as pessoas deveriam celebrar o “verdadeiro significado do Natal”, que para eles seria, “caridade, família, amigos e comida”.

David Silverman explica “Este ano, queremos iniciar uma nova tradição: não ir à igreja no Natal. Você odeia isso, sabe que é chato, e provavelmente só vai porque se sente culpado ou obrigado pela família. Em vez disso, passe mais tempo com sua família e amigos – ou faça trabalho voluntário. Existem melhores maneiras de gastar seu tempo e seu dinheiro”.

O local escolhido e a forma de divulgar sua mensagem contrária ao Natal é o mesmo que, dois meses atrás, o ministério cristão Answers in Genesis colocou uma mensagem gigantesca que dizia: “Um recado aos nossos amigos ateus: Graças a Deus vocês estão errados” e uma referência ao primeiro versículo de Gênesis. Com informações de The Blaze e God Discussion.

Nenhum comentário: