Empreendedores que investem no Marketing Multinível em Pernambuco, estão se formando aos poucos em um grande grupo, se organizando para levantar um pré-candidato a Deputado Estadual, possivelmente o Jovem Fernando Bezerra (empreendedor), que esta animado com a ideia de defender esta causa.
O pré - candidato a Dep. Estadual Fernando Bezerra, tem largo conhecimento neste seguimento e garante que já esta discutindo propostas para viabilizar o Marketing Multinível no Brasil.
Aqui em pernambuco encontramos muitos investidores que foram prejudicados por algumas empresas, os mesmos, sem orientação e por não ter um representante na Câmara, perderam bastante dinheiro.
Marketing Multinível: O que é e como funciona
Marketing Multinível (MMN) é um sistema de marketing caracterizado pela formação de uma rede de consumo através da venda e indicação de novos cadastrados, por parte dos antigos.
De acordo com Will Marks: "O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede' de distribuidores independentes".
Conceito Básico
O marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado e evoluído ao longo do tempo.
A globalização alterou a disposição do cenário econômico mundial a partir dos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.
O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:
Marketing Multinível (MMN)
Marketing de Rede (MR)
Network Marketing (NM)
Multi Level Marketing (MLM)
Modelo de Negócio
De acordo com a obra de Bernard Lalonde: "É cada vez maior o número de companhias dispostas a confiar a distribuição de seus produtos e a atenção personalizada a seus clientes a terceiros especializados". O que reforça a ideia de o modelo de marketing de rede ser uma grande tendência em diversos segmentos de mercado.
O marketing multinível faz parte de um conjunto de canais por onde um fabricante pode fazer com que seus produtos cheguem ao consumidor. Além do marketing multinível, os outros canais que realizam esta tarefa são: varejo, vendas diretas e vendas por catálogos.
Varejo: O produto é comercializado através de estabelecimentos como farmácias, mercearias, supermercados, padarias e etc.
Segundo Kotler: "O varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal [...]".
Vendas Diretas: A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
Este tipo de venda é muito comum quando se trata de cosmético, perfumes, artigos para o lar e afins. Táticas como vendas de porta-em-porta e reuniões em casa são bastante difundidas pelas vendas diretas.
Vendas por Catálogo: Como o próprio nome diz, as vendas são realizadas através de revistas e jornais enviados para o consumidor.
Marketing Multinível: Este tipo de canal é derivado das vendas diretas. Porém em essência, possui algumas diferenças.
A fim de exemplificar o funcionamento do sistema, vamos imaginar situações onde o sistema de marketing multinível pode ser aplicado:
Exemplo de como funciona o marketing multinível
Imagine que você é um fabricante que possui um produto que não se adéqua aos canais convencionais de varejo, e por isso você contrata representantes de vendas para vender seu produto diretamente ao consumidor.
As vendas vão bem, mas o crescimento da sua base de clientes é limitado pela quantidade de vendedores que possui. Como encontrar mais vendedores de qualidade?
Seus vendedores atuais têm amigos, família ou clientes satisfeitos que gostariam de uma renda adicional. Você solicita a seu pessoal de vendas que recomendem alguns.
Você não consegue muitas recomendações porque seu pessoal de vendas está ocupado vendendo e não quer concorrência. Você decide oferecer um prêmio para cada recomendação.
Seu pessoal de vendas fica animado pela sua oferta de premiação e então você consegue uma boa quantidade de recomendações e novos empregados. Alguns são eficazes e outros nem tanto. Como recompensar os vendedores que recrutam os mais talentosos? Como treinar este novo pessoal?
Você decide basear a recompensa no desempenho e recompensa um vendedor que recruta um novo vendedor pagando uma comissão sobre o que este novo vendedor vende. Isto dá ao seu atual time de vendedores um incentivo para encontrar bons profissionais e treiná-los da melhor maneira possível para o seu negócio.
Por exemplo, seu vendedor, Elias, recruta e treina Shizuo e Cláudio. Shizuo recruta e treina Patrícia e Neto. Cláudio recruta e treina vários de seus amigos. Uma "rede" de vendedores está se formando. Você simplesmente moveu-se das vendas diretas para uma rede de múltiplos níveis ou marketing de rede. Você está pagando as pessoas pelo que elas vendem e também pelos esforços de recrutamento e treinamento que estão alavancando seu negócio.
Você pode ir além. Você permite que seu vendedor se torne independente.
Não existem mais empregados, eles compram seu produto a um preço de atacado e vendem a um valor maior no varejo. Eles concordam em seguir a política de sua empresa, mas são distribuidores independentes. E você como fabricante, tem volume e força de vendas em constante expansão.
Marketing Multinível x Pirâmide Financeira
Um esquema em pirâmide é um modelo comercial não-sustentável que envolve basicamente a permuta de dinheiro pelo recrutamento de outras pessoas para o esquema, sem que qualquer produto ou serviço seja entregue. Esquemas em pirâmide existem há pelo menos um século.
No Marketing multinível não se ganha dinheiro apenas por apresentar pessoas, é preciso haver clientes e conseqüentemente rotatividade de produtos. Com informações Blog Samuel Azevedo
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