quarta-feira, 16 de abril de 2014

Islamitas sequestram mais de 100 adolescentes de escola na Nigéria

-->

Militantes do movimento islâmico radical Boko Haram sequestraram mais de 100 adolescentes de uma escola na noite desta segunda-feira, no estado de Borno, noroeste da Nigéria, e soldados estavam em busca dos criminosos, segundo fontes da segurança e testemunhas.

Algumas das estudantes da localidade de Chibok (sul) conseguiram escapar de seus sequestradores saltando do caminhão no qual estavam sendo levadas, informaram várias testemunhas.

Emmanuel Sam, responsável pela educação na cidade de Chibok, onde o ataque ocorreu, confirmou antes que o ataque à escola pública de Chibok.

O grupo radical islâmico Boko Haram é o principal suspeito pelo ataque. O nome do movimento significa "A educação ocidental é um pecado" em língua hausam. Seus principais alvos são as escolas, em uma insurreição que deixou milhares de mortos desde 2009.

Os homens chegaram "em caminhões e motos e foram para a escola", segundo Salisu Ibrahim, um morador do local, em declarações que coincidem com as de outras pessoas no local.


Houve troca de tiros com soldados no local, mas os islamitas venceram a resistência dos militares e entraram na escola pública feminina de Chibok, segundo Emmanuel Sam, responsável pela educação nessa localidade.

As forças de segurança conseguiram "seguir a rota do caminhão" que levou as jovens e encontraram o veículo "danificado entre arbustos", disse a fonte de segurança.

"Tentamos agora localizar as sequestradas", acrescentou.

Sam afirmou à AFP que muitas jovens foram sequestradas, mas não quis fornecer números precisos.

O estado de Borno, reduto histórico do Boko Haram, onde o grupo foi fundado, há mais de dez anos, é uma região pouco desenvolvida, com estradas em mau estado de conservação.

Em um ataque anterior neste ano no estado de Borno, homens do Boko Haram cercaram uma escola de mulheres, tiraram todas as alunas e ordenaram que elas retornassem imediatamente aos seus povoados.

O grupo é conhecido por ações de extrema violência.

Em fevereiro, insurgentes jogaram explosivos dentro do alojamento de uma escola de Buni Yadi, no estado de Yobe - vizinho ao estado de Borno - durante a noite, antes de matar 43 alunos que dormiam, com armas brancas e de fogo.

Em setembro de 2012, pelo menos 40 alunos morreram em um colégio de ensino agrícola na cidade de Gujba, no mesmo estado de Yobe. Militantes do Boko Haram dispararam nos dormitórios durante a noite.

Os atos de violência do Boko Haram afetaram o sistema educacional no estado de Borno, onde várias escolas precisaram ser fechadas. Mas nenhum sequestro de estudantes havia sido registrado antes na região.Fonte:AFP - Agence France-Presse

-->

Nenhum comentário: