Um terremoto de 7,9 graus de magnitude abalou nesta terça-feira o norte do Chile, o que levou o Bureau Nacional de Emergências a decretar um alerta de tsunami para as zonas costeiras.
O tremor ocorreu às 20H46 (20H46 Brasília), com o epicentro situado 89 km a sudoeste de Cuya, a uma profundidade de 46,4 km, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.
Equador e Peru também emitiram alertas de tsunami para suas costas do Pacífico. "Todos na costa devem ficar atentos e preparados", anunciou o próprio presidente equatoriano, Rafael Correa, no Twitter.
O comandante da Marinha do Peru, Colbert Ruiz, pediu que "todas as pessoas se afastem da costa". O Serviço Sismológico e Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou um terremoto de 8 graus de magnitude, a uma profundidade de 10 km.
"O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (Shoa) determina a evacuação de todo o litoral do Chile", disse o diretor do Bureau Nacional de Emergências (Onemi), Ricardo Toro.
Segundo Toro, as primeiras ondas do tsunami já chegaram ao litoral de Pisagua. O Pacific Tsunami Warning Center, baseado no Havaí, também emitiu alerta de tsunami.
O tremor foi sentido nas regiões chilenas de Arica, Iquique e Antofagasta, fazendo soar as sirenes de alerta em diversas cidades do litoral norte. Em 2010, o Chile sofreu um terremoto seguido por tsunami que atingiu o centro-sul do país, matando mais de 500 pessoas e causando um prejuízo de 30 bilhões de dólares.Fonte:AFP - Agence France-Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário