quinta-feira, 24 de julho de 2014

Avião com 119 pessoas a bordo desaparece na África

A companhia aérea espanhola Swiftair informou nesta quinta-feira que perdeu o contato com um de seus aviões operado pela empresa Air Algerie, com 112 passageiros e sete tripulantes a bordo. A empresa comunicou em uma nota postada em seu site que o avião decolou de Burkina Fasso, país da costa oeste da África, à 1h17 (22h17 da quarta-feira, no horário de Brasília) e deveria ter aterrissado em Argel, capital da Argélia, às 5h10 (2h10, de Brasília), mas não chegou a seu destino. O avião é um modelo McDonnell Douglas MD-83, segundo informou a empresa.

Uma fonte da empresa aérea Air Algerie, em declarações anônimas à agência de notíciasFrance-Presse, disse que "o avião não estava muito longe da fronteira argelina quando os comandantes do McDonnell Douglas foram instruídos a fazer um desvio por causa da má visibilidade e para evitar o risco de colisão com outra aeronave na rota Argel-Bamako". Segundo o funcionário, "o contato foi perdido após a mudança de curso". O governo argelino disse em comunicado que os controladores de voo perderam contato com o avião a 1h55 (22h55 de quarta-feira, em Brasília), cerca de 50 minutos após a decolagem, segundo a agência de notícias Algerian Press Service.


Leia também
Mais de 40 pessoas morrem em acidente aéreo em Taiwan
EUA: Há evidências de que a Rússia treinou rebeldes que derrubaram avião na Ucrânia
-->

"De acordo com os procedimentos padrões, a Air Algerie já iniciou seu plano de emergência", disse um funcionário da empresa citado pela agência argelina de notícias APS. O voo AH5017, entre a cidade de Ouagadougou e Argel, é uma rota que funciona quatro vezes por semana, reporta a rede BBC. O primeiro-ministro argelino Abdelmalek Sellal disse a uma rádio local que "o avião desapareceu em Gao [no Mali], a 500 quilômetros da fronteira com a Argélia". As tropas da ONU em Mali afirmaram à BBC que o avião pode ter caído entre Gao e Tessalit. O General Koko Essien, que está liderando as tropas da ONU, disse à BBC que a área no Mali que antecede a fronteira argelina é vasta e pouco povoada. Ele acrescentou que o clima na área tinha sido muito ruim durante a noite.

Nacionalidades – A tripulação é de nacionalidade espanhola e o voo tinha sido fretado para a Air Algerie por um período de dois meses. Fontes aeroportuárias em Argel disseram à agência EFE que das 119 pessoas que estavam a bordo do avião, 80 delas eram de nacionalidade francesa. Em Paris, o Ministério das Relações Exteriores anunciou que emitirá em breve um comunicado.

O desaparecimento do voo AH5017 operado pela Air Algerie acontece um dia após o acidente com o avião da TransAsia Airways, que matou 47 pessoas em Taiwan, e uma semana depois da derrubada do Boeing 777 da Malaysia Airlines no leste ucraniano, que vitimou 298 civis.


Reprodução/Google Maps/VEJA
Rota do voo AH5017
Rota do voo AH5017 da Air Algerie, entre Ouagadougou, em Burkina Fasso, e Argel, na Argélia
(Com agência Reuters) 
FonteVeja

-->

Nenhum comentário: