quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu em Pernambuco

-->

O Espaço Ciência e o Observatório do Alto da Sé não prepararam nenhuma programação para acompanhar a chuva de meteoros que vai acontecer na madrugada desta quarta-feira (13). Mas, graças à localização do Estado, será possível contemplar o evento astronômico a olho nu. O fenômeno vai ocorrer dois dias após asuperlua atrair as atenções de curiosos.

A chuva de meteoros tem origem na constelação de Perseus e poderá ser vista com mais facilidade no hemisfério Norte. Por conta da proximidade das regiões Norte e Nordeste do Brasil a essa parte da Terra, não será tão difícil enxergar os “riscos no céu” por aqui. Os meteoros devem começar a aparecer por volta das 3h, e poderão ser observados até o amanhecer.

O presidente da Sociedade de Astronomia do Recife, Everaldo Faustino, entretanto, lembra que a luminosidade das grandes cidades, as nuvens e o brilho do satélite da Terra podem atrapalhar a visualização do fenômeno. “No Interior do Estado, onde não há tanta poluição luminosa, vai ser mais fácil acompanhar. Além disso, a lua ainda está muito brilhante (após o fenômeno do domingo). Precisaríamos de um céu mais escuro”, explica.

Ainda de acordo com o astrônomo, os meteoros têm o tamanho de um caroço de feijão e emitem luz por se aquecerem quando entram na atmosfera terrestre. Entre 60 e 80 fragmentos devem cruzar o céu.Fonte:folhape
-->

Nenhum comentário: