terça-feira, 2 de setembro de 2014

Avião "transparente" dará vista panorâmica do céu

-->

Admirar as nuvens a partir de uma minúscula janela de plástico durante uma viagem de avião pode estar perto de vir a ser uma coisa do passado. Uma equipa de investigadores britânicos está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema que pretende tornar a fuselagem "transparente" e vai oferecer aos passageiros uma vista panorâmica do céu em tempo real.

O projeto dos cientistas e engenheiros do Centre for Process Innovation (CPI), localizado em Sedgefield, no Reino Unido, passa pela criação de ecrãs com tecnologia OLED ultra-flexíveis e de alta definição que serão usados para substituir as atuais janelas, "forrando" o interior do avião e exibindo, em direto, imagens da paisagem captadas por câmaras colocadas na parte de fora da aeronave.


De acordo com um comunicado divulgado este mês pelo CPI, além de proporcionar uma experiência inédita para os olhos, este "papel de parede" digital e interativo pode, igualmente, funcionar como entretenimento a bordo, já que dá aos viajantes a possibilidade de personalizar o ambiente que os rodeia, ajustando, por exemplo, a cor, ou alterando a câmara cujas imagens estão a ver em determinado momento.

Por se tratar de tecnologia OLED, os ecrãs, finíssimos, flexíveis e muito leves conseguirão fundir-se facilmente com a fuselagem e as superfícies interiores do aparelho, como a traseira dos bancos, otimizando o espaço e reduzindo o peso do avião, acrescenta o centro de inovação britânico.Fonte:boasnoticias
-->

Nenhum comentário: