sexta-feira, 21 de novembro de 2014

1° Congresso Brasileiro de Design Inteligente realiza encontro científico histórico




O 1° Congresso Brasileiro de Design Inteligente, que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de novembro no hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas (São Paulo) encerrou-se neste domingo com a presença de 370 congressistas e um amplo debate e exposição de dados sobre a Ciência das Origens.

“Alcançamos plenamente nosso objetivo de promover o debate e a livre exposição de conceitos e idéias por meio desse evento importantíssimo para a ciência brasileira. Fizemos história com um congresso de alta qualidade. Com certeza será o primeiro de muitos que promoverão a teoria que revoluciona a ciência de nossas origens”, afirmou o coordenador do evento e presidente da Sociedade Brasileira do Design Inteligente, professor Marcos Eberlin.

As 16 palestras versaram sobre diversos campos do conhecimento científico. Na biologia, variados exemplos de espécies que usam mimetismo e camuflagem foram abordados por Ricardo Marques e Rodolfo Paiva. No ponto de vista da bioquímica, Tarcísio Vieira discutiu a estabilidade das moléculas pre-bióticas, e Rodinei Augusti destrinchou os processos químicos intrincados em nível molecular da hemoglobina, enquanto que Kelson Mota mostrou dados de seu laboratório sobre a 2ª. lei da termodinâmica aplicada às bases nitrogenadas e nucleotídeos, apontando cálculos que mostram a impossibilidade matemática da geração de seres vivos sem Design Inteligente.


A importante questão da liberdade acadêmica na discussão do DI foi o tema do jurista Dr. Uziel Santana, que detalhou o dispositivo constitucional que garante a livre expressão da atividade intelectual. O convidado internacional Paul Nelson, do Discovery Institute, esclareceu a respeito dos mitos e falácias que vem sendo levantados contra a TDI.

Também as ciências médicas foram contempladas nas exposições: o psiquiatra Marcos Romano explanou sobre a complexidade da mente humana, que inclui a dimensão moral, emocional e metafísica, tornando o modelo evolucionista insuficiente para explicar nossa conciência. Enézio de Almeida Filho recordou os grandes pensadores que ao longo da história da ciência discutiram o DI. A filosofia foi o tema de Johannes Janzem, que mostrou que os pressupostos filosóficos corretos do DI são indispensáveis para o progresso da ciência.

André Silva de Oliveira falou sobre o dogmatismo em torno do darwinismo, que o torna blindado a críticas, prejudicando o debate. De volta à química molecular, a informação com o terceiro elemento indispensável à vida foi descrita por Marcos Eberlin e o problema dos ‘bad designs’ moleculares como evidência contra a evolução e a favor do DI foi explicado por Eduardo Meurer.

O educador Mario Magalhães falou sobre as fraudes e equívocos do ensino da Teoria da Evolução (TE) em livros didáticos e Ahmed El-Dash mostrou as várias inconsistências do modelo do Big Bang e uma nova proposta para a origem do Cosmos. Finalmente, o físico Adauto Lourenço detalhou como os processos naturais não poderiam ter produzido o ajuste fino encontrado no Universo.

Todas as palestras estarão disponíveis no canal You Tube da TDI BRASIL e no site oficial do Congresso Brasileiro do Design Inteligente.

Sociedade
No dia 15 de novembro foi fundada a Sociedade Brasilera do Design Inteligente – TDI-Brasil, que será responsável pela disseminação do DI no Brasil. “Acreditamos que foi um grande passo para a volta do debate à mesa cientifica”, definiu Eberlin.

A TDI-Brasil emitiu um manifesto em que se posiciona sobre o ensino do DI e da TE nas escolas brasileiras, já dando início às suas atividades em prol do livre exercício do pensamento científico.


Nenhum comentário: