No mesmo ano em que comemora 75 anos de existência, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) completa, no dia 19 de setembro, um ano de inserção no mercado de livros digitais, conhecidos como e-Books. Com objetivo de levar a Palavra de Deus para as novas gerações, a diretoria executiva da CPAD, na pessoa do irmão Ronaldo Rodrigues de Sousa, definiu como responsável pelo projeto o setor de Web da CPAD, chefiado pelo publicitário Newton Cezar, que teve o irmão Thomas Souza como principal agente na contratação e disponibilização dos e-Books da Casa nas principais lojas virtuais de vendas de e-Books do Brasil e do mundo.
Embora o mercado de e-Books ainda caminhe devagar no Brasil, a expectativa quanto ao seu futuro é positiva; e o aumento das vendas de Tablet's e Smartphones é um sinal de que existe um grande potencial. Segundo dados da pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional de Editores, o faturamento do mercado editorial brasileiro com os e-Books saltou de R$ 3,8 milhões em 2012 - ano de lançamento dos livros digitais no Brasil - para R$ 12,7 milhões em 2013.
Neste mesmo ano, as categorias mais vendidas foram os e-Books de obras tecnológicas com R$ 9,2 milhões, seguida pelas editoras de títulos científicos, técnicos e profissionais, com R$ 2,6 milhões; didáticos, com R$ 601 mil; e religiosos, com 287 mil. Nos últimos dois anos (2014 e 2015) o crescimento deste mercado estagnou, tendo apenas 3,5% do comércio de livros vendidos em formato digital, porém, os grandes especialistas no assunto continuam apostando nos e-Books.
A venda de produtos digitais na CPAD começou no ano de 1996 com o lançamento da Bíblia de Estudo Pentecostal e da Revista Digital Lições Bíblicas Mestre, ambas vendidas em CD-Rom para Computadores PC. Apenas uma prévia do que seria o sucesso das atuais Revistas Digitais para Professores de Adultos e recentemente também da Classe de Jovens, com Download para Computadores e os Aplicativos feitos para Dispositivos Móveis, disponíveis na App Store e Play Store. Projeto iniciado em 2012 sob a gestão do Setor de WEB da CPAD. “A criação dos produtos digitais vem conquistando um público fiel que interage enviando sugestões que, na medida do possível, são atendidas a contento. A cada trimestre a Revistal Digital da CPAD vem com mais novidades e interações, sempre com novas funções. A mais recente novidade será o lançamento em breve da Revista Digital Lições Bíblicas Adultos - Professor para ser lido no Kindle - dispositivo de leitura exclusivo da Amazon.” Afirma Newton Cezar, chefe do setor de WEB da CPAD.
A CPAD, compreendendo este cenário e entendendo que era primordial levar a Palavra de Deus de forma mais acessível para as novas gerações, lançou em setembro de 2014, seus primeiros exemplares em formato e-Book. O objetivo central era facilitar a leitura e a locomoção, já que o leitor pode ler em seu próprio dispositivo móvel: Tablet, Kobo e Kindle (aparelhos com pouco mais de 100g desenvolvido apenas para a leitura), Computador ou no Smartphone (iPhone, Android).
“A decisão da CPAD em publicar os seus livros no formato eletrônico, corrobora com a visão e estratégia da empresa em utilizar-se de todos os meios para levar a Palavra de Deus. Sabemos que a parcela da população que possui os tablet's ainda é pequena e o hábito de ler livros e periódicos no formato físico está distante de acabar, mas a tendência está estabelecida e um novo mercado se avizinha e já o incorporamos.”, declarou o diretor executivo da editora CPAD, Sr. Ronaldo Rodrigues de Souza, na época em que os e-Books foram lançados.
Para Thomas Souza, o grande desafio continua sendo a adesão do leitor e como parte da estratégia para atrair os leitores, vem sendo criada uma forte campanha de conscientização: "Nossa estratégia é não só trabalhar o consumo e sim valorizar os benefícios dos nossos produtos digitais, pois acreditamos que o preço mais em conta, somado à vantagem da acessibilidade são instrumentos que devem incentivar ainda mais a leitura dos e-Books", enfatizou.
Em relação ao primeiro ano, a CPAD, procurou conhecer os hábitos de consumo, entendeu as necessidades do seu cliente e se viu com o compromisso de atender melhor e levar a palavra de Deus de todas as formas. A ideia era valorizar cada obra, cada etapa do processo de escolha dos títulos feita pelo setor de Publicações da Casa na pessoa do seu Gerente, pastor Alexandre Coelho. Foram escolhidas obras de estudo, devocionais e obras nacionais e novas tradução de livros e também dos mais tradicionais. O destaque em vendas ficou para o e-Book Heróis da Fé de Orlando Boier, repetindo o sucesso do formato impresso.
Próximos lançamentos
Atualmente, as crianças antes mesmo de aprenderem a ler, já aprendem a dominar o mundo digital. Pensando nisso e preocupada com os conteúdos que vem sendo fornecidos para esta geração, a CPAD lançará ainda este ano, quatro livros infantis em formato digital: Minha Primeira Bíblia, Os anjos na Bíblia, Parábolas da Bíblia e Histórias da Bíblia. Todos com conteúdo audivisual para facilitar o entendimento e interação dos pequenos.
Reforçando seu compromisso com estudo bíblico de qualidade, a Casa lançará também, para os seminaristas, Teólogos, pastores e estudiosos os seguintes títulos: As Obras de Armínio, História dos Hebreus, Comentário Bíblico Matthew Henry, Teologia Sistemática Pentencostal, dentre outros. Além disso, a partir de 2016 serão publicados livros exclusivamente no formato digital, nas categorias: Devocionais e Vida Cristã.
Vale lembrar, que todos os e-Books são vendidos nas principais lojas virtuais do ramo com no mínimo 45% de desconto. Atualmente a CPAD já tem disponíveis mais de 100 títulos. Estes podem ser adquiridos por meio das lojas parceiras: iBooks (Apple), Amazon, Google Play, Kobo, Livraria Cultura e Livrarias Curitiba. Para adquirir os demais produtos digitais da Casa (Revistas Lições Bíblicas para Adulto e Jovens, Jornal Mensageiro da Paz e Revista Geração JC) os interessados devem acessar o site da CPAD www.cpad.com.br que são vendidas em forma de assinaturas, com valores accessíveis.
Para mais informações acesse o site www.cpadweb.com.br/ebook que tem a função de informar em quais distribuidoras os clientes podem encontrar os e-Books, pois a CPAD não se responsabiliza diretamente pela venda. Em caso de dúvida cada loja possui seu próprio canal de atendimento ao cliente. Para mais informações sobre os produtos digitais da CPAD, mande um email para digital@cpad.com.br e fique por dentro das novidades dos e-Books da CPAD.Fonte:cpadnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário