VÁRIOS PROFISSIONAIS PARTICIPARAM DAS PESQUISAS QUE ANALISARAM DIVERSOS NÍVEIS DA TEOLOGIA DA REFORMA NO MUNDO
O projeto recebeu o apoio da Igreja Luterana da Baviera, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e também da faculdade que deseja aproveitar a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante para divulgar esse conhecimento.
Para desenvolver esse projeto, Westhelle registrou elementos da teologia emergente articulando-a a partir de três níveis. O primeiro deles diz respeito a abordagem centrada no contexto latino-americano, usando produções teológicas tanto em nível acadêmico como na espiritualidade popular.
O segundo nível mostra eventos internacionais, analisando, junto com o Departamento de Estudos da Federação Luterana Mundial (FML) como é a articulação sul-sul. Já o terceiro nível analisa norte-sul com o objetivo de trazer a voz do sul a esses debates teológicos.
Um Grupo de Referência foi montado, com iniciativa do reitor da EST, professor Oneide Bobsin, formado por pessoas de conhecimento profundo sobre a vida de Lutero e sobre a Teologia da Reforma. Juntos, esses estudiosos desenvolveram três áreas de atuação prioritária: justificação, escatologia e espiritualidade; igreja, política e economia; e teologia da cruz.
O resultado de tanta pesquisa pode ser acessado no site da EST, todos os textos podem ser consultados mostrando várias análises sobre a Reforma e sobre Martinho Lutero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário