domingo, 2 de setembro de 2012

LIVRO DE AJUDA PARA PRÓXIMA LIÇÃO: Os Doze Profetas Menores de Silas Daniel e Alexandre Coelho

Afirma a Palavra de Deus: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” (Os 6.3a). Sempre que tratamos dos livros proféticos do Antigo Testamento, o grande desafio, além de expor seu conteúdo teológico e doutrinário, é também o de demonstrar sua mensagem de ordem prática para vida da igreja atual. Creio que os autores Alexandre Coelho e Silas Daniel conseguiram atingir esse objetivo na presente obra que trata dos Doze Profetas Menores.

Ao lado de fornecerem ao leitor as devidas informações sobre cada profeta, a estrutura de seu livro e a sua mensagem, há a preocupação de contextualizar para nossos dias as questões sociais, políticas, familiares e espirituais que levaram esses servos do Senhor a alçar suas vozes contra o pecado que se fazia presente entre o povo escolhido é uma qualidade que reveste essa obra de importância. Como colocam os autores na introdução do livro: “A mensagem dos profetas do Antigo Testamento não era apenas preditiva.

Esses homens de Deus eram, sobretudo, pregadores morais e éticos, vigias, sentinelas levantados por Jeová para despertar e exortar suas respectivas gerações. Durante as dominações assíria, babilônica e persa, Deus levantou esses homens para ora conclamar o povo de Israel ao arrependimento, ora reanimá-los; e, em suas exortações proféticas, eles denunciaram e combateram contundentemente a corrupção, o abuso de autoridade, a injustiça social, a idolatria e o arrefecimento espiritual e a frouxidão moral do povo, o que atesta a atualidade premente dessas exortações para os nossos dias — ou melhor, para todas as épocas”. No atual momento histórico da igreja evangélica brasileira, com a comprovação do seu crescimento numérico de forma surpreendente na última década, em especial a ala pentecostal, e mais especialmente a Assembleia de Deus, o estudo da mensagem dos Doze Profetas Menores é importantíssimo para que possamos avaliar nossa ação e testemunho como igreja pela ótica divina por eles expressa.

Devemos tomar consciência de que o Inimigo das nossas almas tenta hoje, da mesma forma como tentou fazer com o povo de Israel, destruir nossa comunhão com o Senhor. O clamor dos profetas do Antigo Testamento é atualíssimo, pois estamos hoje diante dos mesmos desafi os: manter íntegra nossa aliança com o Senhor, resistindo a todos os ataques do inimigo, e demonstrarmos com o nos so viver santo a realidade da mensagem de salvação.

Diante disso, o trabalho desenvolvido pelos autores vem contribuir para tornar acessível ao leitor essa mensagem tão importante para os dias de hoje, através de “um estudo panorâmico de cada um desses doze livros especiais, examinando o contexto histórico de cada profeta, o propósito de suas mensagens e a aplicação delas para os nossos dias e para a nossa vida”. Indico a leitura dessa obra, tão oportuna, e que certamente servira para despertar em todos os seus leitores um maior interesse não apenas em conhecer a mensagem dos Profetas Menores, mas de principalmente viver os valores espirituais, éticos e morais de origem divina por eles expressos.

Esequias Soares é pastor, líder da AD em Jundiaí (SP) e da Comissão de Apologética da CGADB, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e comentarista da revista Lições Bíblicas (CPAD) de Escola Dominical do quarto trimestre de 2012, que trata sobre os Doze Profetas Menores.

Nenhum comentário: