Estações e bicicletas serão semelhantes as que existem em Barcelona, na Espanha
Foto: Diogo Menezes/JC
Estações de bicicleta para pequenos deslocamentos no Centro do Recife, anunciadas pelo Porto Digital, entram em funcionamento na segunda quinzena do próximo mês. O serviço será inaugurado dia 19 de outubro e prevê dez estações, cada uma com dez veículos, no Bairro do Recife, Santo Amaro e São José.
Qualquer pessoa pode pegar a bicicleta e pedalar, mas é preciso cadastro prévio (o site será divulgado pelo Porto Digital) e pagar uma mensalidade de R$ 10, usando cartão de crédito. Para destravar o veículo, engatado numa barra fincada na calçada, o ciclista deve ter um telefone celular.
A pessoa cadastrada vai ligar para um número de telefone gratuito (ainda não disponível) e seguir as orientações de um portal de voz, no caso de celular simples. Quem usa smartphone contará com um aplicativo no aparelho. As bicicletas ficarão disponíveis das 8h às 22h.
Qualquer pessoa pode pegar a bicicleta e pedalar, mas é preciso cadastro prévio (o site será divulgado pelo Porto Digital) e pagar uma mensalidade de R$ 10, usando cartão de crédito. Para destravar o veículo, engatado numa barra fincada na calçada, o ciclista deve ter um telefone celular.
A pessoa cadastrada vai ligar para um número de telefone gratuito (ainda não disponível) e seguir as orientações de um portal de voz, no caso de celular simples. Quem usa smartphone contará com um aplicativo no aparelho. As bicicletas ficarão disponíveis das 8h às 22h.
“"É tudo automatizado e autônomo"”, declara o diretor-executivo do Porto Digital, Leonardo Guimarães. As estações são movidas a energia solar. Cada um desses espaços é composto de uma barra de engate das bicicletas e um totem com a inteligência da estação e o mapa dos três bairros.
Luciana Miranda, gerente do projeto, informa que haverá dois modelos de estação, uma com capacidade para 12 bicicletas enfileiradas e outra onde cabem 14, uma de frente para a outra. O projeto não contempla a criação de ciclovias.
“"A ideia é começar a criar uma mudança de comportamento, os carros e as bicicletas precisam conviver pacificamente nas ruas"”, comenta Luciana Miranda, também vinculada ao Porto Digital, polo de tecnologia instalado no Bairro do Recife.
Com os deslocamentos de bicicleta, espera-se diminuir a quantidade de carros circulando no Bairro do Recife, onde ficarão sete das dez estações. Alguém que sai da prefeitura para o Paço Alfândega pode pegar uma bicicleta no Cais do Apolo e devolver na estação ao lado da livraria.
As estações serão instaladas no Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus que atende a prefeitura), Praça Tiradentes (perto do C.E.S.A.R), Praça do Arsenal (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Travessa do Bom Jesus (esquina com Rua do Apolo), Cais do Porto (antigo Bandepe), Livraria Cultura, Terminal de Passageiros de Santa Rita (São José), Rua da Aurora (na frente da Contax), Rua do Lima (defronte à TV Jornal) e Rua Bione (no prédio que abrigará um estacionamento virtual, perto do C.E.S.A.R).
De acordo com Leonardo Guimarães, as estações fazem parte de um projeto maior de mobilidade urbana, que está sendo desenvolvido pelo Porto Digital, em caráter experimental. Orçado em R$ 5,8 milhões, o projeto tem financiamento dos governos federal e de Pernambuco.
"“O Bairro do Recife, por ser uma ilha e a casa do Porto Digital, reúne condições excelentes para uma experiência de uso de tecnologia da informação a serviço da cidade"”, diz. O primeiro projeto a ser colocado em prática é o das bicicletas, incluindo Santo Amaro, área de expansão do Porto.
O usuário pode ser mensalista ou diarista, diz Leonardo. “"Começaremos com cem unidades e nos dois primeiros anos a implantação e a manutenção são feitas pelo projeto.” A partir do terceiro ano, a meta é ter associados e ampliar o número de bicicletas, chegando a 200 no quinto ano".
Cada pessoa pode ficar com a bicicleta durante 30 minutos. Se passar do horário, paga multa de R$ 5. Por dia, para usar o serviço mais de uma vez, é preciso respeitar intervalo de 15 minutos entre as pedaladas. “O objetivo é o deslocamento, não o lazer”, explica Leonardo.
O modelo da bicicleta é igual ao do projeto Rio Bike, no Centro do Rio de Janeiro, onde existem 60 estações com 600 veículos, patrocinado por uma instituição financeira. No Recife, começa sem patrocínio. As mensalidades serão aplicadas no serviço, que tem permissão da prefeitura.
Fonte: JC Online
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