Onde estava Deus quando Superstorm Sandy bateu a Costa Leste, matando pelo menos 50 e causando destruição histórico? E onde estava Deus em 2011, quando o tsunami e terremoto matou mais de 200 mil vidas no Japão?
Na esteira da perda incrível e desastre, lutamos para entender como um Deus que é todo-poderoso e onisciente também pode ser considerado bom e amoroso. Pastor e professor Erwin Lutzer aborda este assunto difícil de frente em seu livro, onde estava Deus?
"A questão dos desastres naturais é muito importante", disse Lutzer, em uma entrevista por telefone no ano passado. "A Bíblia ainda registra histórias de desastres naturais." Durante a nossa discussão, Lutzer respondeu uma série de perguntas que são detalhados em seu livro.
Q: Você pode resolver algo que ouvimos muitas vezes, que é "Por que Deus permite desastres naturais?"
Lutzer: Uma coisa que temos que lembrar é que o mundo está caído. A Bíblia diz que quando o homem caiu no pecado, toda a natureza foi amaldiçoada. Em outras palavras, era impossível para um homem pecador para viver em um ambiente perfeito do paraíso, por isso toda a natureza é amaldiçoado.
Mas tendo dito isso, não quer dizer que Deus tem uma política de não-intervenção quando se trata de desastres naturais. Muitas pessoas querem proteger Deus, desde o ensino claro da Bíblia, que mostra que ele está envolvido em desastres naturais. Não é que Deus faz com que eles, mas o fato de que Ele poderia impedi-los mostra que temos de enfrentar diretamente o fato de que os desastres naturais acontecem dentro da providência de Deus.
Deixe-me dar-lhe alguns exemplos. Durante o tempo das pragas do Egito, claramente Deus enviou essas pragas. Então você tem o tempo de Noé, o dilúvio, obviamente, foi enviado por Deus. Ela diz respeito a Jonas, Deus lançou uma tempestade no mar. Temos de ver Deus em desastres naturais. A questão, é claro, é por que ele permitir que eles eo que há para ser aprendido.
Q: Que tipo de lições podemos aprender com as catástrofes naturais?
Lutzer: Os desastres naturais são um megafone de Deus e eles nos ensinam várias lições. Primeiro de tudo, os desastres naturais nos mostrar a incerteza da vida. Milhares de pessoas acordam de manhã sem saber o que vai acontecer naquele dia, como o terrível devastação no Haiti e em outros lugares. Havia um casal que deixou a Califórnia, porque eles estavam com medo de terremotos. Então, quando eles vieram para o Missouri, eles foram mortos em um tornado. Não podemos fugir da realidade de que a vida é muito, muito curto e é possível que nos iludamos.
Quando olhamos para a notícia e ver esses desastres, é como uma pré-visualização dos desastres naturais que, um dia, vir sobre a terra. Quando você olha para a segunda vinda de Cristo, você encontrar diversos desastres naturais relacionados com ele.
Q: O que os cristãos podem dizer aos vizinhos e amigos que questionam se Deus pode ser misericordioso e amoroso e permitir que desastres para acontecer?
Lutzer: Um dos maiores desafios que temos, como cristãos, é de alguma forma continuar a acreditar em Deus e confiar nele no meio da devastação horrendo. Quando você vê crianças sendo separadas dos seus pais e mães, quando você ver vidas sendo arrancadas e centenas de pessoas mortas, é muito natural para a pergunta: "Onde está Deus?"
O que precisamos entender é que Deus pode ser confiável, mesmo quando parece que Ele não está do nosso lado. Temos que apontar as pessoas para o fato de que Deus tenha intervindo no nosso planeta, enviando Jesus Cristo. Não vemos o amor de Deus mais claramente.
Foi Martinho Lutero, que disse: "Quando você olha ao redor e se perguntar se Deus se importa, você sempre deve se apressar para a cruz e você deve vê-lo lá."
A outra coisa que você precisa entender é que o tempo é curto e eternidade é muito tempo. Às vezes a gente reverter isso. Os valores que temos aqui na terra, mesmo se a vida é preciosa, o fato é que os terremotos não aumentam a morte. Todo mundo vai morrer um dia. É a maneira de morrer que nos causa tanta dor.
Quando ouvimos falar sobre um desastre natural que deve lamentar-se com aqueles que lamentar. E devemos nos perguntar o que podemos fazer para aliviar seu sofrimento.
Finalmente, penso que esta é a melhor ilustração. Todos Jó 10 crianças morreram em um desastre natural. Havia uma tempestade que derrubou a casa. Job foi confrontado com o fato de que, por causa de um desastre natural, há 10 sepulturas frescas no topo da colina. Então agora o que é que ele vai fazer?
Sua mulher diz para amaldiçoar a Deus e morrer. Mas Jó disse: "O Senhor o deu eo Senhor o tomou.Bendito seja o nome do Senhor. "Jó nos mostra que é possível adorar a Deus, mesmo sem explicações, mesmo quando não sabemos todas as razões. Aqueles que adoram a Deus sob essas condições são especialmente abençoados.
Clique aqui para o artigo original em BillyGraham.org .
Fonte:charismanews
Nenhum comentário:
Postar um comentário