quarta-feira, 6 de novembro de 2013

25 pessoas morrem pisoteadas durante tumulto em evento cristão

-->

Igrejas cristãs com milhares de pessoas nos cultos religiosos são comuns na Nigéria. Por causa de um tumulto durante o Dia de Finados na Igreja Católica do Espírito Santo, em Uke, pelo menos 25 pessoas morreram pisoteadas, 19 eram mulheres.

Ainda não está claro o motivo que originou a confusão. A imprensa nigeriana relata que foi um falso alarme de incêndio. Contudo, testemunhas afirmam que tudo começou quando o governador Peter Obi, que participava da cruzada quis usar o microfone. Ele foi vaiado enquanto falava sobre as eleições deste ano. Mas Obi disse que saiu muito antes do tumulto.

“Eu notei algo incomum”, disse ele a jornalistas. “Quando eu quis me pronunciar, um grupo começou a gritar o nome de outra pessoa. Tive que lembrar a todos que estávamos ali para adorar a Deus. Quando eu sai, tudo estava normal”.

Ele agora está pedindo uma investigação completa sobre o assunto. Em nota oficial descreveu o incidente como “lamentável e deprimente”.

Havia cerca de 100 mil fiéis no local, onde ocorria uma vigília a céu aberto. O motivo da popularidade da vigília noturna era a presença do padre Emmanuel Obinma, conhecido pelas missas carismáticas, com ênfase em curas.


Osmond Okoli, um dos sobreviventes, lembra “Havia muita gente, o lugar estava quente e superlotado”. O porta-voz da Cruz Vermelha, Peter Kachi, diz que muitos feridos ainda estão no hospital.

A Nigéria, país de cerca de 170 milhões de habitantes, tem testemunhado uma batalha contínua entre cristãos e muçulmanos nos últimos anos. Com informações All África e IBN Live.

Nenhum comentário: