quarta-feira, 30 de abril de 2014

Iniciada demolição de templo cristão na China

-->

As autoridades da cidade oriental chinesa de Wenzhou começaram, nesta segunda-feira, a demolição da igreja protestante na cidade, ignorando as semanas de protestos dos fieis da comunidade, informou uma associação dedicada à defesa da liberdade religiosa.

A demolição foi ordenada, de acordo com a comunidade protestante em Wenzhou, pelo secretário local do Partido Comunista da China, que depois de uma visita oficial à região manifestou seu desagrado pela grande cruz que coroa o templo construído recentemente.

Imagens disseminada pelas redes sociais chinesas mostram vários tratores destruindo grande parte da fachada da igreja de Sanjiang.

Após quatro dias de concentração, os fieis obtiveram uma promessa das autoridades de que o templo não seria demolido, mas na semana passada foram anunciados os primeiros preparativos para a demolição, por isso os protestos retomaram.

"A demolição irá danificar a confiança, que já é fraca, entre milhões de cristãos chineses e do governo", disse Bob Fu, presidente da Associação de Ajuda à China, com sede nos EUA.

Protestos semanas atrás

Na primeira semana de abril, mais de 5 mil cristãos em Wenzhou, formaram um escudo humano em torno da igreja Sanjiang depois que o governo anunciou planos para demolir o edifício. Eles se reuniram em frente ao prédio para cantar e orar enquanto uma vigília de oração acontecia dentro do edifício.

As autoridades locais disseram que a igreja protestante, aprovada pelo governo, violou certos códigos de construção e afirmaram que ela está estruturalmente insegura.

Porém, o prédio de oito andares com mil metros quadrados, foi designado como um "projeto modelo" em setembro passado, de acordo com o site da igreja.

Os líderes disseram que os funcionários do Partido Comunista se encomodam ao ver cruzes acima das torres da igreja, e manifestaram preocupação com a rápida difusão do cristianismo na província.Fonte: Mundo Cristiano

Nenhum comentário: